Data de publicação: * Jesuíta mexicano visita Colégio e conversa com alunos sobre ética, cultura e violência na América Latina (julho/2016)

Nos dias 5 e 6 de julho, os alunos de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio tarde receberam, na aula de Ensino Religioso, para uma conversa sobre ética, cultura e violência na América Latina, o mexicano Mariano Torres, jesuíta que vive há quatro anos no Brasil e cursa o Mestrado na FAJE - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte.

Com fundamento bíblico dos relatos de Caim e Abel e da parábola do Bom Samaritano, o jesuíta destacou a perpetuação da violência em nossa história, convidando os estudantes para um caminho de diálogo cujos frutos são o amor e o respeito.

Destacando que o colonialismo histórico espalhou a raiz da violência por toda parte, o membro da Companhia de Jesus ressaltou que nossa responsabilidade ética atual deve nos ajudar a promover o diálogo verdadeiro, evitando a violência. Assim, podemos sair do vício da violência que está presente ainda em várias formas de agressão ativa e passiva, abuso sexual, narcotráfico, guerra, etc.

E, citando seu próprio exemplo de enculturação no Brasil, o jesuíta reafirmou que o diálogo é o único caminho na construção da nossa identidade universal, sem violência.

Com a participação dialógica dos alunos, a aula promovida por Padre Cyril Suresh, SJ foi bastante enriquecedora!