Após leitura de paradidático, turmas do 9º ano promovem julgamento de personagem

No 9º ano do Ensino Fundamental, o livro paradidático adotado no 2º bimestre pela professora de Português, Natália Nascimento Goretti Lage, foi "Dom Casmurro", de Machado de Assis.

A história é narrada por Bentinho, que desconfia da infidelidade de sua esposa, Capitu, com seu melhor amigo, Escobar. E, uma vez que o livro não revela se houve ou não a traição, cada turma concretizou em sala de aula o "Julgamento de Capitu".

Para tornar o exercício o mais parecido possível com a realidade, a professora pediu aos alunos que estivessem caracterizados como em uma sessão no tribunal e, por meio de sorteio realizado em sala, separou os estudantes em advogados de defesa, promotores, júri, testemunhas e juiz.

* Colégio dos Jesuítas - 9º ano do Ensino Fundamental - ''Julgamento de Capitu''

A atividade contribuiu para o crescimento dos estudantes em várias dimensões. "Durante a atividade, foi possível desenvolver e aprimorar a capacidade de argumentação, persuasão, raciocínio lógico e a postura necessária para este tipo de 'debate', contribuindo na formação humana e acadêmica dos alunos, preparando-os para novos desafios que possam surgir em suas vidas", destaca a educadora.

Alguma curiosidade em conhecer o resultado dos "Julgamentos"? Em três turmas do 9º ano, Capitu foi inocentada; em uma, condenada por adultério.