Notícias

Após leitura de paradidático, turmas do 9º ano promovem julgamento de personagem

Data de publicação:

No 9º ano do Ensino Fundamental, o livro paradidático adotado no 2º bimestre pela professora de Português, Natália Nascimento Goretti Lage, foi "Dom Casmurro", de Machado de Assis.

A história é narrada por Bentinho, que desconfia da infidelidade de sua esposa, Capitu, com seu melhor amigo, Escobar. E, uma vez que o livro não revela se houve ou não a traição, cada turma concretizou em sala de aula o "Julgamento de Capitu".

Para tornar o exercício o mais parecido possível com a realidade, a professora pediu aos alunos que estivessem caracterizados como em uma sessão no tribunal e, por meio de sorteio realizado em sala, separou os estudantes em advogados de defesa, promotores, júri, testemunhas e juiz.

* Colégio dos Jesuítas - 9º ano do Ensino Fundamental - ''Julgamento de Capitu''

A atividade contribuiu para o crescimento dos estudantes em várias dimensões. "Durante a atividade, foi possível desenvolver e aprimorar a capacidade de argumentação, persuasão, raciocínio lógico e a postura necessária para este tipo de 'debate', contribuindo na formação humana e acadêmica dos alunos, preparando-os para novos desafios que possam surgir em suas vidas", destaca a educadora.

Alguma curiosidade em conhecer o resultado dos "Julgamentos"? Em três turmas do 9º ano, Capitu foi inocentada; em uma, condenada por adultério.

* Colégio dos Jesuítas - 9º ano do Ensino Fundamental - ''Julgamento de Capitu''


* Publicado pela Assessoria de Mídia e Comunicação do Colégio dos Jesuítas

Instagram Acesse

Facebook Acesse

Fale conosco

Av. Presidente Itamar Franco, 1600
Centro - Juiz de Fora - MG
(32) 2101-5700
contato@coljes.com.br

Receba notícias do Colégio


Acesse
Moodle RJE Companhia de Jesus