Extracurricular

Karatê

* Turmas mistas

- Infantil II e 1º ano do Ensino Fundamental: terças e quintas-feiras, das 17h40min às 18h40min

- 2º ao 6º anos do Ensino Fundamental: segundas e quartas-feiras, das 17h40min às 18h40min

Professor: Luiger Franco de Castro

Desde a Antiguidade, a necessidade de adaptação e sobrevivência levou o homem a desenvolver mecanismos de defesa, que, aos poucos, foram se transformando nas formas de lutas hoje conhecidas, como o Karatê-Dô, arte que se desenvolveu na ilha de Okinawa (Japão) por meio da fusão de técnicas chinesas e japonesas.

Podendo ser definido, em tradução literal, como o "Caminho das mãos vazias", o Karatê-Dô é uma arte física e harmoniosa que possui velocidade e força em seus movimentos, utilizando todo o potencial e capacidade de alcançar o equilíbrio físico e mental, baseando-se em movimentos de ataques e defesas.

No Karatê-Dô é possível trabalhar variadas qualidades físicas, como flexibilidade, agilidade, força, velocidade e coordenação, permitindo aos alunos vivenciarem seus corpos nos diversos padrões motores, elaborando esquemas corporais que os ajudam em sua psicomotricidade.

Criada em 1998, a Escola de Karatê-Dô do Colégio dos Jesuítas busca promover o desenvolvimento psicomotor dos alunos por meio da prática das técnicas específicas da modalidade (Kihon, Kata e Kumite), auxiliando no processo de formação por meio do desenvolvimento de virtudes morais inerentes à atividade, como respeito, caráter, lealdade, humildade, disciplina e persistência.