Colégio dos Jesuítas

Mensagem aos Responsáveis dos Estudantes

O Colégio dos Jesuítas, desde os primeiros dias do isolamento social resultante da pandemia causada pelo coronavírus, criou grupos de trabalho para realização de diversos estudos e análises em todas as áreas essenciais, notadamente nos âmbitos acadêmico e financeiro.

Somos uma escola confessional católica e comunitária, constituindo-se como uma entidade civil sem finalidade lucrativa que possui missões institucionais as quais desempenha por força de sua vocação - como integrante da Companhia de Jesus - e, também, por força da lei. Portanto, além de não distribuir lucros entre associados, possui elevado número de estudantes bolsistas, promove ajuda assistencial em diversas frentes, além de custear o aprimoramento constante de seu corpo docente, especialmente neste tempo de reinvenção da tarefa de ensinar e de aprender, em que o investimento na capacitação dos educadores se faz imperiosa. Assim, qualquer medida que deságue em descontos compulsórios, certamente, inviabilizaria essa operação, o que acarretaria o abandono do exercício de sua missão primeira, que é garantir o oferecimento de educação para todos, independentemente de sua posição social.

Ademais, o Colégio dos Jesuítas não outorga à relação que mantém com aqueles que pagam as mensalidades uma natureza financista, apenas. Temos pais, mães e responsáveis financeiros como parceiros de nossa missão institucional, partindo da premissa de que a escolha em matricular os filhos em nossa escola também decorre do desejo de auxiliar-nos em nossas atribuições estatutárias humanistas e cristãs. E, como parceiros dessa relevante incumbência social, devemos cuidar dessa relação de parceria, compreendendo as eventuais e as momentâneas dificuldades do outro, propondo soluções.

Assim, o Colégio dos Jesuítas reitera a importância da manutenção dos pagamentos das mensalidades que foram cuidadosamente planejados, mas não se furta em ouvir os responsáveis financeiros para encontrar uma solução justa e razoável para este momento de exceção. Estamos em contato direto com diversas famílias, mantendo, com elas, um diálogo aberto e transparente. A diretoria administrativa apresenta como prioridade ser compreensiva com as ponderações dos pais, mães e responsáveis financeiros, tratando do assunto direta e individualmente, analisando as particularidades de cada caso. A equipe administrativa está à disposição para o diálogo com os responsáveis financeiros, porquanto nosso objetivo não é outro senão demonstrar sensibilidade e compreensão neste momento de grandes desafios.

Desse modo, atentos à realidade econômica vivenciada no Brasil e no mundo, mas diante da inafastável constatação de que o planejamento financeiro anual da instituição precisa ser observado, para preservação de empregos, da qualidade de ensino e para o cumprimento de suas missões institucionais, estamos promovendo a flexibilização das cobranças das mensalidades para aqueles que assim desejem, nos seguintes modelos:

1: Redução momentânea de 70% no valor das mensalidades com vencimento em maio e em junho. O valor reduzido será quitado, posteriormente, de forma diluída, entre os meses de julho e de dezembro de 2020.

2: Redução momentânea de 50% no valor das mensalidades com vencimento em maio e em junho. O valor reduzido será quitado, posteriormente, de forma diluída, entre os meses de julho e de dezembro de 2020.

3: Redução momentânea de 30% no valor das mensalidades com vencimento em maio e em junho. O valor reduzido será quitado, posteriormente, de forma diluída, entre os meses de julho e de dezembro de 2020.

Quanto aos responsáveis financeiros pelos estudantes da pré-escola I e II, esses receberão um comunicado específico diretamente em suas caixas de e-mail.

O Colégio dos Jesuítas ainda disponibilizará um canal próprio para casos específicos, em que os responsáveis financeiros poderão prestar informações e trazer documentos para serem analisados por uma comissão formada por profissionais multidisciplinares, inclusive assistente social.

Os atendimentos serão personalizados, acompanhados do preenchimento de um questionário socioeconômico e a referida comissão avaliará a adoção de possíveis outras medidas, observados critérios objetivos que já vêm sendo praticados há vários anos dentro da instituição em outras situações.

Registramos, por fim, que permaneceremos durante todo este período dedicados a encontrar uma solução justa e equilibrada, analisando as dificuldades das mães, pais e demais responsáveis por nossos estudantes, entretanto, preservando a estrutura financeira minimamente sustentável de nosso Colégio.

Essa decisão se assenta no caráter cristão, católico e inaciano de nossa instituição. Por isso, oferecemos este modo de diálogo ao nosso próximo, conforme sua necessidade, como posto na parábola do "Bom Samaritano" (Lc 10, 25-37).

Seguem os canais para contato pelos responsáveis financeiros:

• Adesão à flexibilidade no pagamento: comissaoaval@coljes.com.br
  • Análise pela comissão multidisciplinar: contato@coljes.com.br

Com estimas e preces,

Equipe Diretiva