Notícias

Estudantes e educadores são contemplados com "Mérito Padre Félix"

Data de publicação:

No dia 7 de dezembro, a comunidade educativa do Colégio dos Jesuítas reuniu-se no Auditório Padre Oliveira para a cerimônia de entrega do "Mérito Padre Félix", que, desde 2005, homenageia educadores e estudantes que se destacam durante o ano letivo. A honraria foi criada pela Diretoria da instituição para celebrar coletivamente conquistas e progressos na vida dos integrantes da comunidade educativa e simboliza também o reconhecimento institucional àqueles que, por meio de sua doação, levam o nome da escola para além de seus muros.

Na ocasião, o Diretor Geral do Colégio dos Jesuítas, Padre Mário Sündermann, SJ, parabenizou e agradeceu os estudantes e educadores que buscaram ao longo do ano a formação integral e continuada. "O processo formativo só é eficiente quando a pessoa mesma se envolve e compromete. Hoje, estamos reconhecendo o esforço e o compromisso de vocês para seguir crescendo, humana e intelectualmente", destacou o jesuíta.

Nesta edição, foram contemplados com o "Mérito Padre Félix" os educadores Rosielle Concolato da Costa e Wagner Augusto Teixeira da Silva, pela finalização do Mestrado, e Elenara Teixeira Dias de Souza e Luiz Francisco Alves Fazza, que concluíram cursos de extensão.

Também em 2018, educadores do Colégio concluíram sua participação em dois cursos construídos em uma exitosa parceria dos colégios da Rede Jesuíta de Educação (RJE) e a Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo/RS). O coordenador da 1ª série do Ensino Médio Matutino, Márcio Marcelo Sabino da Silva, concluiu o "Mestrado Profissional em Gestão Educacional" e dez educadores finalizaram o curso "Especialização em Educação Jesuítica: aprendizagem integral, sujeitos e contemporaneidade":

  • Amanda dos Reis Santos Gonçalves (Coordenadora da Educação Infantil) - Tema: "Neurociência e Educação Jesuítica"
  • Ângela Bigonha Bovarêto Batista (Assistente Técnico em Informática) - Tema: "O uso das Mídias Digitais como forma de promover ações que contribuam para a Educação Integral"
  • Arthur Rodrigues do Amaral Castellões (Professor de Educação Física) - Tema: "Educação Física e Formação Integral"
  • Josiane de Souza Paiva (Coordenadora de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental) - Tema: "Aprendizagem socioemocional na promoção da formação integral"
  • Júlia Aparecida Rosa (Professora do 2º ano do Ensino Fundamental) - Tema: "A formação integral dos indivíduos que vivem e convivem no contexto da Cultura Digital". Na ocasião, Júlia também foi homenageada pela conclusão do curso "Especialização em Mídias na Educação", pela Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Leticia de Paula Witer Mendonça (Professora de Educação Física) - Tema: "A transição dos alunos do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio dos Jesuítas: desafios e possibilidades"
  • Luiz Leandro Alves de Castro (Coordenador do Núcleo de Formação Integral) - Tema: "Parlamento Jovem: Uma Experiência Transformadora"
  • Marcela Torres de Moraes (Professora de História do 7º ano do Ensino Fundamental) - Tema: "A escolarização dos surdos no Brasil: esperança e desafios"
  • Padre José Robson Silva Sousa (Diretor Acadêmico) - Tema: "A importância do acompanhamento - cura personalis - no processo de aprendizagem no Colégio dos Jesuítas de Juiz de Fora, Minas Gerais"
  • Suelen de Almeida Lima (Professora do 5º ano do Ensino Fundamental) - Tema: "Afetividade e clima institucional: aliados na formação integral dos estudantes"

A cerimônia de entrega do Mérito Padre Félix marcou também o encerramento da Semana de Arte e Cultura em 2018. Uma das atividades desenvolvidas no evento é um concurso de redação, que, neste ano, envolveu estudantes do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental. No Auditório, foram anunciados os vencedores do concurso, premiados com livros e um certificado institucional:

  • 3º ano do Ensino Fundamental - turma "A": Luiza Pereira D'Addazio
  • 3º ano do Ensino Fundamental - turma "B": Thiago Zacharias Alves
  • 3º ano do Ensino Fundamental - turma "C": Eloá de Lima Moraes
  • 3º ano do Ensino Fundamental - turma "D": Júlia Rabello Borges de Mattos Medina
  • 4º ano do Ensino Fundamental - turma "A": Samuel Finotii Cordeiro S. Perobelli
  • 4º ano do Ensino Fundamental - turma "B": Miguel Barone Mendes Batista
  • 4º ano do Ensino Fundamental - turma "C": Henrique Cabral Schimdt
  • 4º ano do Ensino Fundamental - turma "D": Caike da Paz Santos
  • 5º ano do Ensino Fundamental - turma "A": Lara Scoralick Vilet Ferreira
  • 5º ano do Ensino Fundamental - turma "B": Elisa de Souza Facio
  • 5º ano do Ensino Fundamental - turma "C": Juliana Brasilino Arantes
  • 5º ano do Ensino Fundamental - turma "D": Maria Eduarda Arantes Almeida
  • 6º ano do Ensino Fundamental: Milene Barros de Magalhães
  • 7º ano do Ensino Fundamental: Maria Eduarda Caldas Ferreira
  • 8º ano do Ensino Fundamental: Vinicius Vanon Moreira
  • 9º ano do Ensino Fundamental: Caio Zorzi Fonseca

* Estudantes e educadores são contemplados com ''Mérito Padre Félix''

Na cerimônia, também foram homenageados estudantes do Ensino Médio Matutino que participaram do Programa "Monitoria Voluntária", contribuindo para a qualificação da aprendizagem no Colégio, em vários campos do conhecimento: Matheus Chebli de Abreu (3ª série), na disciplina Matemática, e Eduardo Oliveira Fonseca (3ª série), na disciplina Física. Pela "Monitoria Voluntária" na disciplina Literatura, foram homenageados os estudantes da 1ª e 2ª séries: Gabriel Silva Araújo, Laura Ribeiro Dielle, Letícia Alves Silva, Lourenço Salvador Cortes, Ana Nery Sbarzi Guedes, Davi Giordano Valério, Maria Antônia Louro e Marina Carrano Lélis.

Na solenidade, o Colégio dos Jesuítas aproveitou o espaço para entregar medalhas e certificados conquistados por estudantes em projetos e programas, como as Olimpíadas de Astronomia e Astronáutica, de Física e de Matemática, a Copa Brasil de Matemática promovida pela plataforma "Mangahigh" e os programas de "Educação para a Cidadania" desenvolvidos pela Câmara Municipal de Juiz de Fora e pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais: Câmara Mirim e Parlamento Jovem, respectivamente.

* Estudantes e educadores são contemplados com ''Mérito Padre Félix''

Um certificado institucional também foi entregue a estudantes e a equipes do Colégio que se destacaram em competições locais, estaduais e nacionais, em várias modalidades esportivas e festivais artísticos. Em 2018, a comunidade educativa celebrou vitórias e ótimos resultados. Entre os mais recentes, o tetracampeonato dos Jogos Intercolegiais de Juiz de Fora e o eneacampeonato Estadual na Copa Minas Gerais de Natação.

Encerrando a solenidade de entrega do Mérito Padre Félix, 40 jovens que estudaram no Colégio do 1º período da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio foram convidados ao palco para receberem o título de "Jesuítas desde sempre!": Aline Batista Brighenti dos Santos, Álvaro Corrêa Netto Júnior, Ana Beatriz Salvadego Brandão, Ana Luiza Hallack de Castro, Bruno Terra Rodrigues de Almeida, Carlos Luiz de Barros Filho, Carolina de Oliveira Lima, Daniela Girardi Pereira Linhares Rodrigues, Eduardo Oliveira Fonseca, Elisa Baesso Campos Gomes, Felipe Ricci de Macedo, Gabriel Soares Rebello, Gabriel Sobral Gomes, Guilherme Alvarez Santos, Henrique Gonzalez Martins Coelho, Ian Vellozo, Igor Gervason Magacho, Isadora Caroline Moreira e Silva, Júlia Teodoro Soares, Juliana Domith de Oliveira Vieira, Juliana Gonçalves Moreira, Júlio Cezar Hargreaves Gonzalez, Lara Nascimento Villela Bastos, Laura Coura Soranço, Laura Coury Bernardes, Laura Rabite Beligolli Resende, Leonardo Batista Oliveira Mostaro, Leopoldo Lopes Spitz, Lucas Castelo Tristão, Luísa Rodrigues Garcia, Márcio Nery Magalhães Filho, Maria Eduarda Campos de Almeida, Maria Luiza de Matos Silva de Faria, Marina Santos Guimarães, Matheus Chebli de Abreu, Matheus Corrêa Carapinha, Pedro Amaral Miranda Calcagno Silva, Raphaela Creston Côrtes Rossignoli, Tiago Victor Gomes de Castro e Vanessa do Carmo Gusmão.

Durante a cerimônia, que contou com a presença da Equipe Diretiva do Colégio e da Presidente da Associação de Pais do Colégio dos Jesuítas (APJ), os presentes foram brindados com uma intervenção teatral promovida pela professora Magali Machado Silva Jobim e por uma apresentação de dança, realizada por estudantes da instituição.

* Estudantes e educadores são contemplados com ''Mérito Padre Félix''


* Publicado pela Assessoria de Mídia e Comunicação do Colégio dos Jesuítas

Instagram Acesse

Facebook Acesse

Fale conosco

Av. Presidente Itamar Franco, 1600
Centro - Juiz de Fora - MG
(32) 2101-5700
contato@coljes.com.br

Receba notícias do Colégio


Acesse
Moodle RJE Companhia de Jesus