Mestrado em Gestão Educacional qualifica atuação de educadores da Rede Jesuíta

Data de publicação: * Mestrado Profissional em Gestão Educacional - RJE (2ª turma)

No início de março, 20 profissionais da Rede Jesuíta de Educação (RJE) participaram, no campus da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) em São Leopoldo/RS, das primeiras aulas da segunda turma do Mestrado Profissional em Gestão Educacional, oferecido pela RJE a educadores de colégios e escolas jesuítas do Brasil.

Além de desenvolver competências de gestão e liderança, a partir de uma abordagem interdisciplinar, de pensamento e atuação sistêmicos complexos, o curso proporciona o aprofundamento de estudos para o desenvolvimento de uma gestão corresponsável e participativa. "Após participar das primeiras atividades do curso, minha expectativa aumentou pois a riqueza da proposta vai além do conteúdo a ser estudado, com professores muito qualificados e uma intensa troca de experiências entre os participantes, tanto nas discussões em grupos quanto nas que envolvem toda a turma, formada por educadores de cidades e realidades diferentes", destaca o Coordenador de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental do Colégio dos Jesuítas, Rafael Bellei.

Muitas das reflexões proporcionadas pelo curso produzem efeitos imediatos nos colégios, envolvendo os professores como gestores das respectivas salas de aula. "Após uma semana muito intensa de aulas presenciais de quatro disciplinas, retornamos a Juiz de Fora e já trouxemos para o espaço de Formação Permanente dos educadores do Colégio uma contribuição relacionada à motivação das equipes", partilha o Coordenador do Ensino Médio Integral Vespertino do Colégio dos Jesuítas, Welerson Spada.

Os dois educadores juiz-foranos retornarão a São Leopoldo no mês de maio. Até lá, juntamente com os colegas de turma no Mestrado, estarão envolvidos em atividades de leitura e tarefas à distância, realizadas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem.

RJE - Mestrado Profissional em Gestão Educacional (1ª turma)

* Mestrado Profissional em Gestão Educacional - RJE (1ª turma)

No mês de janeiro, a primeira turma do Mestrado Profissional em Gestão Educacional (foto acima, do Colégio Loyola/MG) concluiu as 13 disciplinas do curso iniciado em outubro de 2016. Em três semestres letivos, os estudantes assistiram a aulas teóricas e realizaram atividades práticas e visitas de campo a outras instituições, além de passar pelo teste de proficiência em língua estrangeira e pelo exame de qualificação de seus projetos. Assim, os mestrandos da primeira turma seguem agora com a fase de pesquisas e têm até outubro deste ano para concluir suas dissertações.

À luz do PEC (Projeto Educativo Comum da RJE), o Coordenador da 1ª série do Ensino Médio Matutino do Colégio dos Jesuítas, Marcelo Sabino, identificou a oportunidade de propor uma reflexão sobre a aprendizagem integral dos educadores e estudantes. "Meu projeto versa sobre 'Espiritualidade e o comprometimento organizacional', tema que, gradativamente, vem ganhando fôlego junto às organizações que entendem a necessidade de cuidar de seus profissionais a partir da dimensão espiritual. Propus um estudo de caso que toma o Colégio dos Jesuítas como referência, no intuito de averiguar os impactos de experiências espirituais nas coordenadoras de série da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental, observando se as vivências de oração, meditação e reflexão qualificam ainda mais a entrega profissional, despertando sentimentos e atitudes que tendem a gerar maior comprometimento com a organização escolar, beneficiando os estudantes", aponta o educador.

RJE - Programa de Formação Contínua

O Mestrado Profissional em Gestão Educacional integra o Programa de Formação Contínua da Rede Jesuíta de Educação que, em parceria com a Unisinos, contempla também uma Especialização "lato sensu" em Educação Jesuítica, atualmente com a participação de mais de 150 profissionais de todas as unidades educativas no Brasil. "Além da riqueza de ser um projeto que reúne e une educadores de diversas unidades da RJE em torno de problematizações educativas relevantes e atuais, o modelo configurou-se também como uma oportunidade de olhar, transversalmente, a complexidade educativa de nossas escolas, uma vez que participam profissionais de diversos setores e funções. Uma diversidade muito rica e que qualifica o projeto", afirma o Diretor Geral do Colégio dos Jesuítas, Padre Mário Sündermann, SJ, idealizador do Programa de Formação Contínua da RJE.