Novos ambientes do Ensino Médio diurno: Por uma escola mais sustentável

Celebrando 60 anos de histórias, o Colégio dos Jesuítas se coloca diante de desafios cujas respostas impactarão significativamente as próximas gerações. Assim, como uma instituição que se renova constantemente, a escola da Companhia de Jesus em Juiz de Fora projeta seu olhar para o futuro, de maneira arrojada e com coragem para responder a questões complexas que exigem da humanidade o compromisso com um novo estilo de vida que contemple o cuidado para com a natureza e o respeito à defesa dos mais vulneráveis.

Desse modo, evidenciando aspectos relacionados ao tema da "Sustentabilidade", os alunos do Ensino Médio diurno iniciaram suas atividades escolares nesta semana em ambientes bastante renovados.

* Novos ambientes do Ensino Médio diurno: Por uma escola mais sustentável

À primeira vista, novas cores despontam. No entanto, há muito mais à disposição dos alunos, seus familiares e educadores, como a nova instalação elétrica (com sensores para diminuir o consumo de energia) e a preparação do teto para células fotovoltaicas (feitas de materiais capazes de transformar a radiação solar diretamente em energia elétrica). Na mesma perspectiva, por facilitarem a limpeza e a manutenção dos ambientes, a tinta utilizada e a resina aplicada sobre a pintura consumirão cotidianamente menor quantidade de produtos químicos, além de apresentarem maior durabilidade.

* Novos ambientes do Ensino Médio diurno: Por uma escola mais sustentável

Outro aspecto importante na renovação dos ambientes está relacionado à acessibilidade: além dos banheiros adaptados, foram eliminadas características da construção que dificultavam a mobilidade. O Auditório Irmão Mário, por exemplo, localizado no final do corredor do Ensino Médio diurno, está sendo bastante modificado com a instalação de rampas internas e logo estará disponível para aulas e reuniões.

Intervenções em outros espaços da escola também já podem ser notadas. Os novos investimentos na área de esportes, por exemplo, contemplam a utilização de grama sintética no campo do Centro Poliesportivo Padre Murillo Moutinho. A novidade, além de possibilitar o aprimoramento das atividades desenvolvidas nas aulas de Educação Física e nas Escolas de Esportes e Cultura, ampliarão a participação de antigos alunos e pais de alunos no dia a dia da instituição.

Ainda, os fluxos e a circulação de pessoas na escola também estão sendo analisados criteriosamente, na busca por soluções que proporcionem um ambiente mais seguro e agradável para toda a comunidade educativa do Colégio dos Jesuítas.

E este é apenas o início dos próximos 60 anos do Colégio dos Jesuítas: outras novidades virão!

* Colégio dos Jesuítas - 60 anos: Educando para o MAGIS!