Alunos do Ensino Médio debatem e buscam consenso sobre questões internacionais

NUJe - Nações Unidas do Jesuítas

Duzentos alunos do Ensino Médio diurno e noturno do Colégio dos Jesuítas participaram, de 13 a 15 de agosto, da NUJe - Nações Unidas do Jesuítas, projeto de simulação da ONU - Organização das Nações Unidas.

Um dos diferenciais do projeto é o fato de as atividades serem planejadas e organizadas diretamente pelos estudantes, que contam com o apoio da direção e dos educadores da escola para os encaminhamentos necessários. "A organização da NUJe envolve muitos aspectos e o compromisso com a atividade ajuda a nos informarmos sobre atualidades e a criarmos senso crítico, aumentando nossa responsabilidade e nosso entendimento sobre culturas diferentes e leis internacionais, por exemplo", destaca Ana de Castro Continentino, aluna da 3ª série do Ensino Médio diurno.

Na edição deste ano, 57 delegados, representando países e organizações não-governamentais dos cinco continentes, participaram de três espaços de debate: o Conselho de Segurança (que tratou do "Estado Islâmico" e do "Extremismo no Oriente"), o Conselho de Direitos Humanos (que tratou dos "Objetivos do Milênio") e a Assembleia Geral (que tratou da "Corrida ao Ártico"). "O objetivo principal da NUJe é buscar o consenso sobre questões internacionais e compreender como esses temas afetam a vida de cada um, percebendo que o trabalho da ONU está bem mais próximo de nosso cotidiano do que imaginamos", aponta Henrique Lovisi Ennes, aluno da 3ª série do Ensino Médio diurno.

Além da delegação, estudantes desenvolvem trabalhos no Comitê de Comunicação (responsável pela cobertura jornalística das atividades), no Comitê de Cultura (responsável por ampliar o conhecimento dos participantes em relação à cultura de outros países) e no "Staff" (responsável por toda a logística do projeto).

Em 2015, simultaneamente aos debates, cinco exposições organizadas pelo Comitê de Cultura estiveram à disposição dos participantes: "Estandartes" e "Moda no Mundo", no Galpão do Colégio; "Corredor do Mal", na área externa do Auditório Padre Oliveira; "Tirinhas Satíricas", no corredor do 9º ano do Ensino Fundamental; "Parede de Ideias", no corredor do Ensino Médio.

O Comitê de Cultura também organiza a Solenidade de Abertura da NUJe. Assim, na noite de quinta-feira, os participantes assistiram no Auditório Padre Oliveira a apresentações de teatro, dança, coral e declamação de poesia, além do pronunciamento de diretores da escola e coordenadores das séries envolvidas no projeto. Como na ONU, a abertura oficial dos trabalhos é feita por "Ban Ki-Moon", secretário-geral das Nações Unidas, representado, no Colégio da Companhia de Jesus em Juiz de Fora, pelo professor de Geografia, Carlos Augusto Faria Pedro.

Programação da NUJe - 2015

• 13 de agosto (quinta-feira)
    Das 15h às 17h - Oficinas para os delegados
    Das 17h às 18h - Credenciamento
    Das 18h às 20h - Abertura

• 14 de agosto (sexta-feira)
    Das 14h às 18h - Debate
    Das 18h às 19h - "Coffee Break", com degustação de comidas típicas dos países

• 15 de agosto (sábado)
    Das 8h às 12h - Debate
    Das 12h às 13h30min - Intervalo para almoço
    Das 13h30min às 17h45min - Debate
    Das 18h às 20h - Encerramento

* Clique aqui para ver fotos da Abertura da NUJe - 2015.

** Atualização - 18/08/2015 09:48