Em Simulação da ONU, estudantes do Ensino Médio debatem temáticas em busca de uma visão humanitária e solidária

Desde 2014, com apoio dos profissionais do Colégio, estudantes do Ensino Médio idealizam, organizam e executam as edições anuais da NUJe - Nações Unidas do Jesuítas, projeto de Simulação da ONU.

Participar da NUJe fomenta o desejo de conhecer e de buscar mais informações sobre assuntos que envolvem o cenário internacional, proporcionando o prazer pelo saber, solidificando o senso crítico, a percepção e a lógica, atributos necessários para estabelecer estratégias e acordos que perpassam múltiplos interesses divergentes. Ademais, a proposta aguça a criatividade, ao colocar o estudante em contato com diversas culturas.

* Colégio dos Jesuítas - Ensino Médio - NUJe - Projeto de Simulação da ONU

Como Simulação da ONU, organismo que tem por principais objetivos manter a paz mundial e assegurar que os Direitos Humanos sejam cumpridos, é notável o esforço que os Delegados realizam para elevar as condições de vida e a segurança das populações de suas respectivas delegações, o que se transfere, passado o momento "diplomático", para o cotidiano dos estudantes, fazendo com que busquem, em suas ações diárias e no que lhes é possível, ter uma visão humanitária e solidária.

Como evento que ocorre no ambiente escolar, é engrandecedora a autonomia que o Colégio proporciona aos integrantes da NUJe. Consequentemente, faz-se imprescindível o comprometimento dos mesmos, conferindo a eles senso de responsabilidade.

* Colégio dos Jesuítas - Ensino Médio - NUJe - Projeto de Simulação da ONU

Pode-se afirmar que todos os espaços do projeto são locus de aprendizagem. A cada ano, são eleitos alguns eixos norteadores que subsidiam tanto os Delegados - que estudam para assimilar a conjuntura política global - quanto os envolvidos no Comitê de Cultura, que se preparam para apresentar as temáticas, de modo artístico-crítico, aos demais participantes e espectadores.

A partir desses eixos, de modo particular, os integrantes do Comitê de Cultura buscam sensibilizar os Delegados à reflexão crítica por meio do teatro, da música e da poesia, para mobilizar os estudantes nas discussões. Trata-se, portanto, de um exercício no qual os estudantes assumem papéis, posturas ou posicionamentos com os quais, muitas vezes, não concordam.

* Colégio dos Jesuítas - Ensino Médio - NUJe - Projeto de Simulação da ONU

Nessa perspectiva, no ano de 2018, o trabalho foi desenvolvido a partir de três temáticas: "Sistemas de corrupção, lavagem de dinheiro, e seus impactos na economia global" (Assembleia Geral - AG); "Problemática africana: subdesenvolvimento e suas consequências humanitárias" (Conselho de Direitos Humanos - CDH); "Ascensão extremista: as repercussões do terrorismo no mundo contemporâneo" (Conselho de Segurança - CS).

O Colégio dos Jesuítas entende a pertinência do projeto NUJe, pois não se trata da promoção de papéis ou bandeiras ideológicas, mas de ajudar o estudante a se colocar como cidadão global, comprometido com realidades desumanas, de violência e de exclusão frente a temáticas polêmicas, de fronteira e de tensão. Assim, a proposta em si está alinhada aos espaços amplos de debates críticos de construção de conhecimento e de aprendizagens, com realidades muitas vezes díspares, mas que não se distanciam da realidade que os interpela.

* Colégio dos Jesuítas - Ensino Médio - NUJe - Projeto de Simulação da ONU

Na NUJe, bem como em todas as atividades desenvolvidas no âmbito do Colégio dos Jesuítas, segue-se o Regimento Interno da instituição. Nesse sentido, se algum movimento ou ação gera desconforto, nos âmbitos interno ou externo da instituição, a questão é acompanhada por educadores do Colégio, no exercício contínuo de aprendizagem e crescimento. Assim, reitera-se o compromisso institucional com um diálogo respeitoso com todas as pessoas, em suas respectivas instâncias e responsabilidades, conforme as orientações e os protocolos do Colégio.

Situando o estudante como centro do processo de aprendizagem, somos chamados a transformar a proposta pedagógica em oportunidades para que o conhecimento seja constituído de diversas formas, individual e coletivamente, garantindo o acompanhamento sistemático do educando, do processo de aprendizagem e dos modos de avaliação daquilo que se espera como resultado.

* Colégio dos Jesuítas - Ensino Médio - NUJe - Projeto de Simulação da ONU

Projetos como a Simulação da ONU trazem o desafio de educar em um tempo complexo, com múltiplas linguagens e formas de manifestação. Desse modo, espera-se que esta proposta, que aborda temas de grande relevância, não se restrinja ou se esvazie por visões diferentes - e por vezes contraditórias - sobre assuntos pertinentes, evitando um posicionamento unilateral. Assim, a escola continuará buscando diferentes espaços de aprendizagem.

Movimentos de acolhida, de escuta e de se colocar no lugar do outro compõem um exercício repleto de tensionamentos. Entendendo que as problematizações não encerram as temáticas, o Colégio dos Jesuítas, como colégio católico, seguirá promovendo o diálogo, a unidade, a reconciliação e a paz, construindo, como propõe a Companhia de Jesus, pontes para a consolidação de um mundo mais justo, fraterno, solidário, inclusivo e cristão.