Atividade reúne alunos de várias séries e três professores na mesma sala de aula

Data de publicação: * Colégio dos Jesuítas: atividade de preparação para a OBMEP (29/05/2017)

Na tarde de 30 de maio, alunos das séries finais dos Ensinos Fundamental e Médio participaram de uma atividade voltada para a realização da prova da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática) que, em 2017, de maneira inédita, reúne alunos de escolas públicas e de colégios particulares.

Uma semana antes do início da competição, os alunos do Colégio dos Jesuítas realizaram um pequeno "simulado", com duração de aproximadamente 50 minutos. Em seguida, participaram de uma proposta de trabalho bem diferenciada, organizando-se em pequenos grupos formados por alunos de diversas séries, para compartilharem ideias sobre as questões e discutirem possíveis soluções. Os grupos contavam simultaneamente com o apoio e as orientações de três professores de Matemática: Cristiano Campos Donado, Gabriel Moreno e José Marcelo Villar.

A estratégia proposta pela equipe de Matemática do Colégio beneficiou os estudantes. "A OBMEP apresenta questões que envolvem raciocínio lógico e os alunos imaginaram que teriam uma aula em um modelo mais tradicional. Diante da novidade proposta, eles ficaram um pouco receosos, mas logo gostaram da dinâmica. E o melhor foi que todos aprenderam!", partilha o Coordenador da Área, professor Gabriel Moreno.

* Colégio dos Jesuítas: atividade de preparação para a OBMEP (29/05/2017)

O sentimento de cooperação marcou o momento de aprendizagem colaborativa. "Inicialmente, cada um resolveu o que sabia e, depois, todos aprenderam juntos a solucionar as questões. Então, mesmo quem já tinha resolvido, descobria novas técnicas de resolução. O entrosamento no grupo foi bom e logo estávamos ajudando uns aos outros, esquecendo a diferença de idade entre nós. E, se não encontrávamos a resposta, um dos professores nos orientava. Foi bem legal!", destaca Mirella Diniz Wunderlich, aluna do 8º ano.

Restrita à rede pública de ensino até 2016, alunos de colégios particulares participam da OBMEP pela primeira vez este ano. O aluno da 2ª série do Ensino Médio, João Victor do Carmo Silva, reforça a importância de uma preparação mais específica para a competição, que ele já disputou durante o Ensino Fundamental, quando estudava na cidade de Guarani. "A preparação é importante porque não adianta só o conhecimento, mas é preciso compreender como ele é exigido na prova. Assim, resolver questões da OBMEP em anos anteriores e uma lista de exercícios semelhantes aumenta o potencial de cada um. Com todos se ajudando, alunos do 8º ano também ensinaram. Foi bom, deveria ser desenvolvido mais vezes e também em outras matérias", aponta o estudante, premiado na OBMEP no ano em que concluiu o Ensino Fundamental.

* Colégio dos Jesuítas: atividade de preparação para a OBMEP (29/05/2017)

OBMEP 2017 - 1ª fase: 6 de junho, das 14h30min às 17h

Na primeira fase, a prova da OBMEP é objetiva e será aplicada no dia 6 de junho. No Colégio dos Jesuítas, o início do exame está programado para 14h30min e os estudantes têm duas horas e trinta minutos para resolver vinte questões.

O número de aprovados de cada colégio para a 2ª fase da OBMEP (em setembro, com questões discursivas) é proporcional ao número de inscritos na competição, que envolve alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. Nesta edição da Olimpíada Brasileira de Matemática, participarão 463 alunos do Colégio dos Jesuítas:

• Nível 1 - 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
    Total de inscritos = 96
    Grupo: 1C (de 81 a 140 inscritos) = 7 vagas para a 2ª fase*

• Nível 2 - 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
    Total de inscritos = 62
    Grupo: 2B (de 41 a 80 inscritos) = 4 vagas para a 2ª fase*

• Nível 3 - Ensino Médio
    Total de inscritos = 305
    Grupo: 3C (de 241 a 380 inscritos) = 19 vagas para a 2ª fase*

* Para os alunos do Colégio dos Jesuítas, o primeiro critério de desempate no ranking de classificação para a 2ª fase da OBMEP será a nota de Matemática no 1º Trimestre/2017. Caso persista o empate, estudantes com mais idade terão preferência sobre os mais novos.