Notícias

Primeira experiência: estudantes participam da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Data de publicação:

Em 2019, o Colégio dos Jesuítas marca presença, pela primeira vez, na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), projeto desenvolvido pelo Departamento de História da Unicamp. Sete equipes do Colégio foram inscritas na competição, que está em sua 11ª edição: Nautilus - JF, República do Pão de Queijo - JF, Princesas do Império, Verum Conspiratio, Juízes Forasteiros, Guarda Pretoriana - JF e Juventude Aristotélica. Cada grupo é formado por um professor e três estudantes da 3ª série do Ensino Médio.

* Primeira experiência: estudantes participam da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Para definirem as equipes representantes na ONHB, que conta com seis fases online e uma final presencial, o Colégio dos Jesuítas realizou uma prova de pré-seleção. Para este momento, 60 estudantes se inscreveram e 21 foram selecionados. A competição começou no dia 6 de maio e cada fase tem a duração de uma semana. Após duas fases, três de nossas equipes (Nautilus - JF, República do Pão de Queijo - JF e Guarda Pretoriana - JF) seguem na disputa.

* Primeira experiência: estudantes participam da Olimpíada Nacional em História do Brasil

O coordenador da Área de Ciências Humanas no Colégio, professor Ivan Bilheiro, ressalta que a participação dos estudantes na ONHB é uma forma de buscar caminhos diferentes para a construção das aprendizagens e de estimular os estudantes, colocando-os diante de desafios que podem tornar a aprendizagem significativa. "A História é uma ciência que se dedica a compreender os homens no tempo, nossa trajetória, nossas vidas... Assim, a tarefa de estudá-la nos ajuda a entender nosso papel e nossa atuação nos tempos atuais. Fico feliz, como educador, em ver jovens estudantes do Colégio dos Jesuítas entregues a esta empreitada, com vigorosa dedicação acadêmica, mas, sobretudo, com maravilhamento pelo conhecimento! Independentemente do resultado alcançado no decorrer da Olimpíada, certamente a experiência nos engrandecerá", partilha o educador.


Protagonismo dos estudantes

Luma Silva Christovam integrou a equipe Juízes Forasteiros e participou das duas primeiras etapas da Olimpíada. Ela conta que as resoluções das questões (múltipla escolha) e a realização de tarefas podem ser elaboradas pelos participantes com base em debates com os colegas, pesquisa em livros e na internet, orientação do professor, além de documentos e referências oferecidas. "As questões, que são muito parecidas com as do ENEM, me fizeram refletir e interpretar. Essa experiência me ajudou na preparação para o PISM e o ENEM. Além disso, também contribuiu para o estudo de conteúdos que ainda estou vendo na 3ª série, como, por exemplo, a Era Vargas", comenta a jovem.

* Primeira experiência: estudantes participam da Olimpíada Nacional em História do Brasil

O estudante Davi Giordano Valério está animado para seguir na competição com a sua equipe Guarda Pretoriana - JF. Segundo ele, as etapas estão cada vez mais difíceis. "Temos uma semana para resolver as questões, que ficam disponíveis na segunda-feira. Neste dia, nos encontramos no Laboratório de Informática, para discutirmos e resolvê-las. Na sexta-feira, fazemos a última revisão e depois preenchemos o gabarito. Este processo está sendo de muito conhecimento e aprendizado e estamos bastante satisfeitos com os nossos resultados", finaliza Davi.


* Publicado pela Assessoria de Mídia e Comunicação do Colégio dos Jesuítas

Instagram Acesse

Facebook Acesse

Fale conosco

Av. Presidente Itamar Franco, 1600
Centro - Juiz de Fora - MG
(32) 2101-5700
contato@coljes.com.br

Receba notícias do Colégio


Acesse
Moodle RJE Companhia de Jesus