Alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental participam de Olimpíadas de Matemática

* Foto: Olimpíadas Brasileira e Mineira de Matemática (Colégio dos Jesuítas - 12/06/2015)

Cerca de 90 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio (diurno e noturno) do Colégio dos Jesuítas participaram, no dia 12 de junho, da primeira fase da 37ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que recebeu a inscrição de mais de 500 mil estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio das redes pública e particular de ensino em todo o país.

A OBM possui 3 fases eliminatórias. Nesta primeira etapa, com 3 horas de duração, os estudantes do nível 1 (alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental) resolveram 20 questões de múltipla escolha e os participantes nos níveis 2 (alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e 3 (alunos do Ensino Médio), 25 questões. Serão classificados para a fase seguinte da OBM os estudantes que atingirem a pontuação mínima exigida para cada um dos níveis, segundo o critério estabelecido com base nos resultados nacionais da primeira etapa. A segunda fase da 37ª OBM acontecerá em setembro deste ano e a terceira, no mês de outubro.

Para os estudantes mineiros, a primeira fase da OBM também é válida como primeira fase da Olimpíada Mineira de Matemática (OMM), que acontece anualmente, em duas etapas. "Ambas as competições têm por objetivos revelar novos talentos na área da Matemática bem como motivar e incentivar os estudos desta nobre ciência", destaca o coordenador da área de Matemática no Colégio dos Jesuítas, professor Álisson Roberto Damiance Silva.