Estudantes de 13 colégios participam de atividade da Rede Jesuíta de Educação

Data de publicação: * 1ª ONU Intercolegial - Rede Jesuíta de Educação (Colégio Santo Inácio/RJ - 11 a 14/09/2018)

"A ONU Intercolegial foi uma experiência enriquecedora criada objetivando o aprendizado que vai além da sala de aula, de provas que vão além de questões dissertativas e objetivas, de uma convivência que vai além de uma conversa no intervalo, integrando diferentes partes do Brasil. Por isso, espero que os senhores possam aproveitar ao máximo este evento. Espero que voltem para casa com uma bagagem cultural, intelectual, humana e cheia de memórias e novas amizades". Assim, a Secretária-Geral da 1ª ONU Intercolegial da Rede Jesuíta de Educação Básica e antiga aluna do Colégio São Luís (SP), Ana Flávia Peterlini, declarou abertos os trabalhos da Simulação realizada de 11 a 14 de setembro, no Colégio Santo Inácio (RJ). Um exercício de cidadania, associado ao desenvolvimento de habilidades requeridas no estudo, no trabalho e na vida pessoal, a Simulação conta com cinco comitês e a participação de cerca de 160 estudantes do Ensino Médio, de 13 unidades da Rede Jesuíta de Educação (RJE).

Durante a Solenidade de Abertura do evento, no Auditório Padre Arrupe, estiveram presentes também o Presidente da Rede Jesuíta de Educação, Irmão Raimundo Barros, SJ, o Diretor Geral do Colégio Santo Inácio, Padre Ponciano Petri, SJ, a Diretora Acadêmica do CSI, Ana Loureiro, e o Subsecretário da ONU Intercolegial, Leonardo Carneiro, além de estudantes e educadores dos colégios Anchieta (Nova Friburgo/RJ), Anchieta (Porto Alegre/RS), Antônio Vieira (Salvador/BA), Catarinense (Florianópolis/SC), Diocesano (Teresina/PI), Jesuítas (Juiz de Fora/MG), Loyola (Belo Horizonte/MG), Medianeira (Curitiba/PR), Santo Inácio (Rio de Janeiro/RJ), São Francisco Xavier (São Paulo/SP) e São Luís (São Paulo/SP), da Escola Santo Afonso Rodriguez (Teresina/PI) e Escola Técnica de Eletrônica (Santa Rita do Sapucaí/MG).

Primeiro a discursar na Solenidade de Abertura, Padre Ponciano deu boas vindas aos presentes, explicando que, para o Colégio Santo Inácio, o evento significa abrigar importantes reflexões e discussões em prol do presente e do futuro de toda a humanidade. "Faço um pedido: não se esqueçam dos pobres. Eles precisam ser ouvidos", alertou o Diretor Geral do colégio anfitrião da 1ª ONU Intercolegial da Rede Jesuíta de Educação Básica.

Em seu pronunciamento, Irmão Raimundo falou sobre a importância da participação dos jovens em um evento repleto de simplicidade e de grandeza; de um grupo que tem como objetivo pensar e realizar um mundo melhor e propor alternativas vinculantes entre pessoas, grupos e nações. "O mundo precisa de vocês de uma forma muito especial, pois precisa de gente capaz de cuidar, cuidar de si, dos outros e da Casa Comum. Precisa de homens e mulheres que se preocupem com o bem comum e com as possibilidades da globalização da solidariedade. Mas é preciso muita atenção para não cair na superficialidade das análises e para não reforçar barreiras sociais, religiosas, culturais, econômicas, raciais e tantas outras que infelizmente estão nas sociedades atuais. Além do cuidado com as barreiras, precisamos ficar atentos com as polarizações: elas são muito perigosas e apresentam a nossa incapacidade de diálogo", ressaltou o Presidente da RJE.

Durante a simulação do encontro de organizações internacionais, os estudantes vivenciam a rotina de diplomatas, defendendo a política externa de suas representações. Além das discussões sobre temas atuais, como a perseguição do povo Rohingya em Mianmar, a crise na Venezuela, a guerra da Síria e o terrorismo e controle de fronteiras, está em análise pelo Conselho de Segurança Histórico (CSH) a Guerra dos Seis Dias (1967). No último dia da Simulação, os delegados devem redigir uma resolução ou uma carta que oficializará as decisões tomadas em cada comitê. Ainda, toda a cobertura jornalística da ONU Intercolegial é veiculada em um jornal impresso diário, desenvolvido pelos estudantes do Comitê de Imprensa.

Do Colégio dos Jesuítas, participam da 1ª ONU Intercolegial da RJE três antigos alunos (responsáveis pelos debates na Organização dos Estados Americanos - OEA, um dos comitês desta edição da Simulação) e oito estudantes do Ensino Médio (foto abaixo), acompanhados pela educadora Sonia Maria de Souza Miranda, que integra a equipe do Núcleo de Formação Integral (NUFI) do Colégio.