Parlamento Jovem de Minas proporciona aprendizagem e conhecimento aos estudantes

"Uma experiência gratificante e de grande aprendizagem". Com esta frase, a estudante da 3ª série do Ensino Médio Integral Vespertino, Isabela Miguel Botezine, descreve a sua participação na 15ª edição do Parlamento Jovem de Minas. Isabela é uma das integrantes do grupo de jovens do Colégio dos Jesuítas, participantes do projeto, que envolveu, neste ano, 81 cidades do estado e cinco escolas de Juiz de Fora.

* Estudantes participantes do Parlamento Jovem de Minas em 2018

Nesta edição do projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, desenvolvido em parceria com Câmaras Municipais e instituições de ensino do estado, os estudantes debateram e apresentaram propostas relacionadas ao tema "Violência contra a Mulher", organizado em três subtemas: "Violência Doméstica e Familiar", "Violência nos Espaços Institucionais de Poder" e "Violência e Assédio Sexual".

Segundo Isabela, a temática trabalhada influenciou a sua participação, pela segunda vez, no projeto. "Em 2017, também fiz parte do Parlamento e neste ano quis participar novamente porque o tema é muito interessante e mostra que as mulheres estão ganhando cada vez mais espaço na sociedade. Tivemos encontros na Câmara Municipal de Juiz de Fora, nas outras escolas participantes e em Belo Horizonte. Os momentos nos proporcionaram conhecimento sobre as leis exclusivas para mulheres e criamos propostas sobre como podemos melhorá-las ou complementá-las", detalha.

Para o estudante da 2ª série do Ensino Médio Integral Vespertino, Carlos Dondici da Silva, a participação no Parlamento Jovem de Minas 2018 foi importante para a sua formação cultural e como cidadão. Ele conta que fez uma reflexão histórica de como os acontecimentos do passado culminaram no cenário político atual. "Conhecemos todas as etapas da política, como ela deve ocorrer e porque é realizada daquela maneira. Também aprendemos sobre a importância do Estado para a garantia dos direitos humanos", relata.

Além de aprendizagem, Carlos disse que o projeto também proporcionou a realização de novas amizades com estudantes de outras escolas de Juiz de Fora, do Polo Regional que o município integra, e de Minas Gerais. "Conhecemos as rotinas dos outros participantes e de suas instituições, além de curiosidades sobre as cidades onde moram. Foram momentos de integração e diálogo", comenta o estudante, que já confirma a sua participação no Parlamento Jovem em 2019, que trabalhará o tema "Discriminação Étnico-Racial".

Educação e Cidadania

Os trabalhos do projeto, que começaram em abril e terminaram em outubro, determinaram 12 propostas, que foram entregues aos deputados estaduais. Uma das educadoras do Colégio, que acompanhou o grupo nas atividades do Parlamento Jovem, Melissa Martins, destaca que os estudantes tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construírem um olhar mais crítico sobre o tema trabalhado. "Em 15 anos de existência, o projeto objetiva o oferecimento de formação política para jovens, por meio da reflexão a respeito do papel do Poder Legislativo e do incentivo ao envolvimento dos estudantes em situações práticas de pesquisa, debate e realização de escolhas no contexto político, tão relevantes para a comunidade", finaliza a professora.

Estudantes do Colégio dos Jesuítas que participaram do Parlamento Jovem de Minas em 2018:

• Ana Carolina de Souza Santos (1ª série do Ensino Médio Integral Vespertino)
  • Ana Carolina Vieira Souza (1ª série do Ensino Médio Integral Vespertino)
  • Ana Luiza Oliveira Silva (1ª série do Ensino Médio Integral Vespertino)
  • Caio Rodrigo dos Santos Silva (3ª série do Ensino Médio Integral Vespertino)
  • Carlos Dondici da Silva (2ª serie do Ensino Médio Integral Vespertino)
  • Isabela Miguel Botezine (3ª série do Ensino Médio Integral Vespertino)
  • Itala Silva Salema Ribeiro (1ª série do Ensino Médio Integral Vespertino)
  • Julia Maria Portela de Oliveira (1ª série do Ensino Médio Integral Vespertino)
  • Lara Vitória Dias Neves (1ª série do Ensino Médio Integral Vespertino)
  • Mariana Alves dos Santos Lopes (1ª série do Ensino Médio Integral Vespertino)
  • Matheus Alves dos Santos Lopes (1ª série do Ensino Médio Integral Vespertino)