Aluno é selecionado para participar de programa da Câmara dos Deputados

O aluno da 2ª série do Ensino Médio diurno, Marcello Silveira Filgueiras, é autor de um dos 78 projetos de lei selecionados na edição deste ano do Parlamento Jovem Brasileiro, programa da Câmara dos Deputados.

Para participar do programa, estudantes do Ensino Médio precisam elaborar um Projeto de Lei propondo mudanças para melhorar a realidade do país, com tema livre, mas impacto nacional. Em 2015, foram inscritas 1.785 proposições, encaminhadas por jovens de todo o país, e os 78 estudantes selecionados participarão, de 21 a 25 de setembro, de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, onde serão empossados como Deputados Jovens e, em uma simulação de todo o processo legislativo, atuarão como deputados federais, elaborando projetos de leis e debatendo temas de grande importância para o Brasil.

Marcello, que também participa em 2015 do Parlamento Jovem de Minas, é o único estudante de Juiz de Fora nesta edição do Parlamento Jovem Brasileiro. O projeto apresentado pelo estudante propõe uma alteração na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional), dispondo sobre a formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, fundamental e média.

Segundo o estudante, a ideia surgiu em uma aula de Redação no Colégio dos Jesuítas e sua proposta busca sanar um dos graves problemas da educação brasileira: a falta de qualificação dos profissionais responsáveis pela gestão das instituições públicas de ensino. "Muitas vezes, os professores são eleitos pela comunidade escolar para a função de administração ou coordenação mas não estão preparados para enfrentar os desafios de estarem à frente de uma instituição de ensino. A partir de suas experiências em sala de aula, os docentes sabem onde estão os problemas, mas é preciso capacitá-los para que possam, como gestores, solucioná-los", aponta.

Outros três alunos do Colégio dos Jesuítas participaram do Parlamento Jovem Brasileiro, tornando-se Deputados Jovens: Giulia Alves Fardim e Igor Malheiros Assad, em 2013; Vitor Paiva Fiorindo, em 2014.

Parlamento Jovem Brasileiro - 2015