Notícias

Pausa Inaciana: estudantes refletem sobre atenção, admiração, carinho, silêncio e respeito

Data de publicação:

Fundamentados nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, estudantes da Unidade II (3º ao 7º ano do Ensino Fundamental) participaram da primeira Pausa Inaciana do ano. Durante o momento de meditação e reflexão, que também será realizado com as outras Unidades do Colégio, as turmas foram convidadas a refletirem sobre os primeiros meses de aula e também sobre a atenção, a admiração, o carinho, o silêncio e o respeito para consigo e com o próximo (colegas e educadores).

* Pausa Inaciana: estudantes trabalham a respiração, o acalmar do corpo e do coração

Acompanhada pelo Orientador Religioso da Unidade II, professor Simeão Cirino de Paiva, a atividade foi iniciada no interior da Capela Santo Inácio e seguiu para a área externa do espaço. "Trabalha-se principalmente a respiração do estudante, o acalmar do corpo e também do coração", detalha Simeão, acrescentando que o exercício é modificado em cada turma, pois o seu desenvolvimento leva em conta as peculiaridades de cada grupo.

O educador explica que, no final da Pausa Inaciana, os estudantes são convidados a partilharem com seus familiares os momentos vivenciados. "Propomos que eles tenham uma experiência pessoal de oração, que possa repercutir em suas vidas no Colégio, familiar e social", ressalta.

* Pausa Inaciana: estudantes trabalham a respiração, o acalmar do corpo e do coração


Experiências

A estudante do 7º ano, Laura Ferreira Guimarães, partilha que a atividade contribuiu para a concentração nos estudos. "Foi a segunda vez que participei da Pausa Inaciana. É um momento de que gosto muito porque me alegra, me acalma e me ajuda na respiração", detalha.

Para Pedro Ramos Cobucci, do 6º ano, a técnica auxiliou no controle da ansiedade, que, segundo ele, atrapalha em algumas atividades do seu dia a dia. "Quando sinto que estou um pouco mais ansioso, em casa ou no Colégio, me recordo dos momentos da Pausa e isso me ajuda a ter mais calma. Espero ter a oportunidade de participar mais vezes, pois é uma atividade bem relaxante", finaliza o estudante.

* Pausa Inaciana: estudantes trabalham a respiração, o acalmar do corpo e do coração


* Publicado pela Assessoria de Mídia e Comunicação do Colégio dos Jesuítas

Instagram Acesse

Facebook Acesse

Fale conosco

Av. Presidente Itamar Franco, 1600
Centro - Juiz de Fora - MG
(32) 2101-5700
contato@coljes.com.br

Receba notícias do Colégio


Acesse
Moodle RJE Companhia de Jesus