Notícias

Planejamento Estratégico: construção coletiva e oportunidade de aprendizagens

Data de publicação: * Colégio dos Jesuítas - Planejamento Estratégico (Casa Santo Alberto Hurtado - fevereiro/2017)

Em 2016, fruto dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE), foram escolhidos dois "focos de melhora" para o Colégio dos Jesuítas: o "Projeto Político Pedagógico" e o "Planejamento Estratégico".

Retomando a jornada no início deste ano letivo, 22 profissionais do Colégio estiveram reunidos na Casa Santo Alberto Hurtado, de 8 a 10 de fevereiro, para debater o Planejamento Estratégico da instituição para os próximos anos. "A construção coletiva do Planejamento Estratégico no Jesuítas é uma grande oportunidade de aprendizagem para todos nós, além de momento significativamente importante para o futuro do nosso Colégio", destaca o Diretor Geral, Padre Sérgio Mariucci, SJ.

Movimentação semelhante acontece em obras apostólicas da Companhia de Jesus por todo o país, acompanhadas e assessoradas pela Província dos Jesuítas do Brasil e pela Rede Jesuíta de Educação (RJE). Em Juiz de Fora, os trabalhos foram coordenados metodologicamente pelo especialista Gustavo Martins e contaram com a presença de representantes da Mantenedora e do Delegado para a Educação Básica da Companhia de Jesus no Brasil, Padre Mário Sündermann, SJ. Em cada unidade, o jesuíta ressalta o direcionamento estratégico da Rede. "Apontando possibilidades, o Planejamento Estratégico ajuda a montar o 'quebra-cabeças' do PEC (Projeto Educativo Comum - RJE). Desejamos que ele venha marcado por muitas aprendizagens, qualifique a nossa missão e traga benefícios aos estudantes que atendemos", afirma Padre Mário, contribuindo para a sinergia dos processos.

Os dias foram de trabalho intenso, com os educadores refletindo sobre ciclo de vida das organizações, qualidade dos serviços, imagem institucional e sustentabilidade financeira, entre outros temas, além de debaterem questões estratégicas para transformar intenções em realidade. "É preciso gerenciar bem o presente, estando aberto a mudanças e pronto para o futuro!", sintetiza o assessor Gustavo Martins.

Adotando uma ferramenta metodológica apropriada para o trabalho, os dados e indicadores obtidos em 2016 com o SQGE auxiliaram os profissionais do Colégio a identificar forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, construindo coletivamente um importante instrumento para tomada de decisão sobre as grandes linhas do plano estratégico.

O processo continua em curso e outros encontros serão realizados ao longo de 2016.

* Colégio dos Jesuítas - Planejamento Estratégico (Casa Santo Alberto Hurtado - fevereiro/2017)

Leia também:


* Publicado pela Assessoria de Mídia e Comunicação do Colégio dos Jesuítas

Instagram Acesse

Facebook Acesse

Fale conosco

Av. Presidente Itamar Franco, 1600
Centro - Juiz de Fora - MG
(32) 2101-5700
contato@coljes.com.br

Receba notícias do Colégio


Acesse
Moodle RJE Companhia de Jesus