No dia 21 de maio, professores e educadores não-docentes do Colégio dos Jesuítas participaram de uma atividade relacionada ao Plano de Melhoria da instituição, que tem como foco o Acompanhamento dos Estudantes em seus Processos Formativos. O momento, realizado no Auditório Padre Oliveira, contou com a participação de membros da Equipe Diretiva do Colégio e dos facilitadores externos da FLACSI (Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus) que acompanham nosso Colégio no SQGE - Sistema de Qualidade na Gestão Escolar: Luís Eduardo Soares Andrade e Marcelo Pastre, respectivamente, dos Colégios Loyola/Belo Horizonte-MG e Medianeira/Curitiba-PR.

Durante a apresentação, a Assessora Pedagógica do Colégio e Coordenadora Interna do Plano de Melhoria, Josiane Paiva, explicou que foi constituído um grupo (formado por 10 educadores, de diversas áreas), que está responsável pelas metas e ações com foco no Acompanhamento dos Estudantes em seus Processos Formativos. O grupo se reúne semanalmente para trabalhar no processo. "Um dos movimentos realizados pelo Colégio, em vista de qualificar o acompanhamento dos estudantes, foi a reestruturação das coordenações com a redefinição dos papéis de cada membro da equipe. Nesse sentido, a atuação do Orientador de Aprendizagem é fundamental para acompanhar os estudantes, considerando o seu desenvolvimento nas três dimensões da aprendizagem integral: cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa", destaca a educadora, acrescentando que, durante a visita dos facilitadores da FLACSI ao Colégio, nos dias 20 e 21 de maio, o grupo realizou encontros com os dois profissionais, para refletirem juntos sobre o desenvolvimento do trabalho.

Nesta jornada, os dois facilitadores da FLACSI também estiveram reunidos com a Equipe Diretiva do Colégio, que acompanha e valida todo o processo, desenvolvido em sintonia com os movimentos de inovação e de renovação em curso na Companhia de Jesus, especialmente na FLACSI e na Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE). No Auditório, antes da apresentação do Plano de Melhoria, os facilitadores externos contextualizaram os educadores sobre cada etapa do SQGE, ferramenta de autoavaliação e de melhora dos processos de trabalho em centros educativos da Companhia de Jesus na América Latina, desenvolvida para assegurar a qualidade da aprendizagem integral dos estudantes da Rede. Também informaram que, no final de 2020, o Colégio passará por nova etapa de autoavaliação e que, durante este período, é necessário que a comunidade educativa tenha conhecimento e acompanhe as ações do Plano de Melhoria.

* clique na imagem acima para ampliar o quadro, disponível próximo à Educação Infantil e à cantina do Colégio.

SQGE - Sistema de Qualidade na Gestão Escolar

Proposto pela FLACSI, o Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE) chegou ao Brasil em 2014, com a participação de colégios da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE). No Colégio dos Jesuítas, o Sistema foi implementado em 2016 e, desde então, inclui a instituição em um ciclo contínuo de autoavaliação e de implementação de melhorias em quatro dimensões fundamentais, identificadas no Sistema como "âmbitos": Clima escolar; Pedagógico Curricular; Organização, Estrutura e Recursos; Família e Comunidade.

* SQGE - Plano de Melhoria: Aprimorando o Acompanhamento dos Estudantes em seus Processos Formativos* SQGE - Plano de Melhoria: Aprimorando o Acompanhamento dos Estudantes em seus Processos Formativos