Comunidade educativa celebra Posse do novo Diretor Geral e 62 anos do Colégio

Na manhã de sábado, 3 de março, estudantes, pais e familiares, antigos alunos e educadores do Colégio dos Jesuítas reuniram-se para celebrar o 62º aniversário da instituição, fundada em Juiz de Fora no dia 5 de março de 1956.

* clique na imagem e navegue pelo álbum de fotos da Celebração Eucarística de Posse do novo Diretor Geral e Aniversário do Colégio - 03/03/2018

A acolhida à comunidade educativa aconteceu na Capela Santo Inácio, onde foi realizada a Celebração Eucarística de Posse do novo Diretor Geral do Colégio, Padre Mário Sündermann, SJ, que assume a missão após dedicar-se, nos últimos anos, à coordenação e direção da Rede Jesuíta de Educação, como Delegado para Educação Básica da Província dos Jesuítas do Brasil.

Padre Mário agradeceu a oportunidade de a comunidade poder celebrar tantas conquistas nestes 62 anos do Colégio. "Muita vida foi plantada, muitos valores semeados, muito conhecimento construído e, com certeza, muitas vidas transformadas. Celebrar é dizer que tudo isso valeu a pena, que a graça e a bondade de Deus estavam e estão presentes nos momentos e movimentos sérios. Em prol da vida semeamos num terreno fértil. Celebrar mais de seis décadas de existência significa reconhecer a capacidade de assumir compromissos duradouros, de desenhar estratégias sólidas e de promover valores perenes, marcas do Jesuítas na vida de estudantes, famílias, educadores, na sociedade de Juiz de Fora e no mundo", destacou o jesuíta.

A Celebração, que contou com a presença do novo Presidente da Rede Jesuíta de Educação Básica (Irmão Raimundo Barros, SJ) e do novo Secretário da Educação da Província dos Jesuítas do Brasil (Padre Sérgio Mariucci, SJ) foi presidida por Padre Robson, jesuíta cuja ordenação presbiteral ocorreu no dia 17 de fevereiro, sendo essa a sua primeira Missa no Colégio.

Após três anos na Direção Geral do Colégio em Juiz de Fora, Padre Sérgio assume uma nova missão na Província dos Jesuítas do Brasil (BRA) e se dedicará, nos próximos anos, à articulação de todas as organizações ligadas ao Apostolado Educacional, uma das vocações fundamentais da Companhia de Jesus. No novo desenho organizacional da BRA, o jesuíta trabalhará com as universidades, os colégios, as escolas, as creches e os centros de Educação Popular da Fundação Fé e Alegria, localizados de norte a sul do país. Ao se despedir da comunidade, Padre Sérgio agradeceu a forma como foi acolhido na cidade. "Vir para Juiz de Fora foi uma grande bênção na minha vida. Esta comunidade é especial! Então, eu trago no coração a imensa gratidão desse tempo que passei aqui", partilhou.

Após a Celebração, a comunidade educativa inaugurou o espaço do Núcleo de Formação Integral (NUFI), situado próximo à Capela Santo Inácio e ao Auditório Padre Oliveira. "O Núcleo de Formação Integral é um espaço que reúne não só a Formação Cristã e aqueles que trabalham com a Liderança e com o apoio pedagógico (por meio da Orientação Vocacional), mas também as equipes de Artes e de Educação Física, contemplando a parte diversificada do currículo, que revela a identidade da instituição na formação de homens e mulheres para o mundo", explica o Diretor Acadêmico do Colégio, professor Francisco Juceme do Nascimento.

Encerrando o momento comemorativo, os participantes foram convidados a aproveitar os espaços da piscina e do parquinho, onde puderam vivenciar uma atividade lúdica conduzida pelos educadores do NUFI, Guilherme Oliveira, Marcos Bavuso e Magali Jobim.

Como um Centro de Aprendizagem Integral que materializa em seu projeto as dimensões cognitiva, espiritual-religiosa e socioemocional, da Educação Infantil ao Ensino Médio, o Colégio dos Jesuítas é membro da Rede Jesuíta de Educação, atendendo às preferências apostólicas da BRA. Assim sendo, nossa comunidade educativa deseja ao Irmão Raimundo um profícuo trabalho na coordenação e gestão da Rede Jesuíta de Educação Básica. Ao Padre Sérgio, uma consoladora experiência à frente do apostolado educativo da Província. Sejam sempre muito bem-vindos ao nosso meio!

Profissionais da Web TV da Arquidiocese de Juiz de Fora, "A Voz Católica", também estiveram no Colégio dos Jesuítas e produziram um vídeo sobre a manhã celebrativa.

• Clique em qualquer das imagens nesta notícia e navegue pelo álbum de fotos da Celebração Eucarística de Posse do novo Diretor Geral e Aniversário do Colégio dos Jesuítas.