No segundo trimestre letivo de 2017, organizados em grupos, os alunos do 8º ano desenvolveram campanhas publicitárias de prevenção ao câncer, direcionadas para uma comunidade trilíngue, comunicando-se em Português, Inglês e Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Com foco no trabalho em equipe, a proposta levou os estudantes a lidarem com o planejamento das atividades e a necessidade de desenvolverem a criatividade durante a produção das campanhas. Simultaneamente, orientados quanto ao uso correto e consciente dos meios de comunicação, o exercício previa a veiculação fictícia de mensagens em diferentes formatos e linguagens, próprios de televisão, mídia impressa, redes sociais, banners e outdoors. "Foram muitos dias de preparação para fazermos o trabalho sobre câncer. Confeccionamos cartazes, painéis e muitos outros objetos para mostrar a todos o poder que o câncer tem sobre a sociedade", destaca o aluno do 8º ano, Gustavo Soares.
Em julho, antes do período de recesso escolar, os alunos do 8º ano receberam nas salas de aula a visita do professor da UFJF, Rodrigo Geraldo Mendes. Surdo, o educador trabalhou com os estudantes a transcrição de trabalhos para a Língua Brasileira de Sinais. Já no Laboratório de Informática do Colégio, com o envolvimento de profissionais do setor, foi elaborado um livro virtual de receitas saudáveis, em português e inglês. "Foi muito interessante perceber que o caderno de receitas saudáveis não ficou só no limite da sala de aula ou da escola. Pais de alunos também contribuíram, enviando pelos filhos algumas receitas, já testadas, para enriquecer a publicação bilíngue", partilha a professora de Língua Portuguesa do 8º ano, Paula Quinet.
Trabalhando as várias linguagens, os estudantes foram às ruas de Juiz de Fora e realizaram entrevistas no centro da cidade. Com as gravações e as informações que reuniram em suas pesquisas, produziram peças audiovisuais. Para compartilharmos um pouco dessa rica experiência, extraímos alguns trechos do vídeo produzido pelas estudantes Laura Delgado, Mariah Marçal e Laís Alvim Müller Pessoa, originalmente com entrevistas nas ruas e informações sobre o câncer de pulmão.
Na percepção do professor de Ciências da série, Luiz Francisco Fazza, o projeto também contribuiu para ampliar a preocupação em relação a familiares e amigos, à medida que os estudantes aumentavam o conhecimento sobre o cotidiano de pessoas com câncer. "O trabalho sobre o câncer me ajudou a entender - ou pelo menos tentar entender - como as pessoas se sentem diante da doença. Uns destacam a fé, outros ficam muito tristes e pensam em desistir. Aprendi que temos que viver, amar e sermos felizes. Precisamos ser fortes e lutar juntos com nossos familiares e amigos!", afirma a estudante Bárbara de Moraes, confirmando a observação do educador.
O protagonismo dos estudantes ao longo do processo foi bastante significativo, modificando, inclusive, a proposta original da equipe pedagógica do Colégio. Em vez de confeccionarem banners, conforme o pedido dos professores, estudantes propuseram a utilização de paineis existentes no Colégio, com giz e arte, levando em consideração o projeto de sustentabilidade desenvolvido na instituição, denominado "#JesuítasVerde". A argumentação dos estudantes foi precisa e os educadores acolheram imediatamente a sugestão, parabenizando-os pela atitude, comprometida com o meio ambiente e o planeta, nossa "Casa Comum".
No final do processo, os trabalhos foram apresentados a todos os alunos e educadores envolvidos. E, para celebrar tanta aprendizagem, a série promoveu um café da manhã saudável, com as receitas do livro bilíngue.
* Publicado pela Assessoria de Mídia e Comunicação do Colégio dos Jesuítas
Av. Presidente Itamar Franco, 1600
Centro - Juiz de Fora - MG
(32) 2101-5700
contato@coljes.com.br