Em Projeto Interdisciplinar, alunos do 8º ano desenvolvem campanhas publicitárias de prevenção ao câncer

Data de publicação: * Colégio dos Jesuítas - 8º ano - Campanhas publicitárias de prevenção ao câncer (2017)

No segundo trimestre letivo de 2017, organizados em grupos, os alunos do 8º ano desenvolveram campanhas publicitárias de prevenção ao câncer, direcionadas para uma comunidade trilíngue, comunicando-se em Português, Inglês e Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Com foco no trabalho em equipe, a proposta levou os estudantes a lidarem com o planejamento das atividades e a necessidade de desenvolverem a criatividade durante a produção das campanhas. Simultaneamente, orientados quanto ao uso correto e consciente dos meios de comunicação, o exercício previa a veiculação fictícia de mensagens em diferentes formatos e linguagens, próprios de televisão, mídia impressa, redes sociais, banners e outdoors. "Foram muitos dias de preparação para fazermos o trabalho sobre câncer. Confeccionamos cartazes, painéis e muitos outros objetos para mostrar a todos o poder que o câncer tem sobre a sociedade", destaca o aluno do 8º ano, Gustavo Soares.

Em julho, antes do período de recesso escolar, os alunos do 8º ano receberam nas salas de aula a visita do professor da UFJF, Rodrigo Geraldo Mendes. Surdo, o educador trabalhou com os estudantes a transcrição de trabalhos para a Língua Brasileira de Sinais. Já no Laboratório de Informática do Colégio, com o envolvimento de profissionais do setor, foi elaborado um livro virtual de receitas saudáveis, em português e inglês. "Foi muito interessante perceber que o caderno de receitas saudáveis não ficou só no limite da sala de aula ou da escola. Pais de alunos também contribuíram, enviando pelos filhos algumas receitas, já testadas, para enriquecer a publicação bilíngue", partilha a professora de Língua Portuguesa do 8º ano, Paula Quinet.

Trabalhando as várias linguagens, os estudantes foram às ruas de Juiz de Fora e realizaram entrevistas no centro da cidade. Com as gravações e as informações que reuniram em suas pesquisas, produziram peças audiovisuais. Para compartilharmos um pouco dessa rica experiência, extraímos alguns trechos do vídeo produzido pelas estudantes Laura Delgado, Mariah Marçal e Laís Alvim Müller Pessoa, originalmente com entrevistas nas ruas e informações sobre o câncer de pulmão.

Na percepção do professor de Ciências da série, Luiz Francisco Fazza, o projeto também contribuiu para ampliar a preocupação em relação a familiares e amigos, à medida que os estudantes aumentavam o conhecimento sobre o cotidiano de pessoas com câncer. "O trabalho sobre o câncer me ajudou a entender - ou pelo menos tentar entender - como as pessoas se sentem diante da doença. Uns destacam a fé, outros ficam muito tristes e pensam em desistir. Aprendi que temos que viver, amar e sermos felizes. Precisamos ser fortes e lutar juntos com nossos familiares e amigos!", afirma a estudante Bárbara de Moraes, confirmando a observação do educador.

O protagonismo dos estudantes ao longo do processo foi bastante significativo, modificando, inclusive, a proposta original da equipe pedagógica do Colégio. Em vez de confeccionarem banners, conforme o pedido dos professores, estudantes propuseram a utilização de paineis existentes no Colégio, com giz e arte, levando em consideração o projeto de sustentabilidade desenvolvido na instituição, denominado "#JesuítasVerde". A argumentação dos estudantes foi precisa e os educadores acolheram imediatamente a sugestão, parabenizando-os pela atitude, comprometida com o meio ambiente e o planeta, nossa "Casa Comum".

No final do processo, os trabalhos foram apresentados a todos os alunos e educadores envolvidos. E, para celebrar tanta aprendizagem, a série promoveu um café da manhã saudável, com as receitas do livro bilíngue.