Coral do Colégio dos Jesuítas convida para apresentação musical

Nesta sexta-feira, 6 de maio, a partir das 18h30min, o Coral do Colégio dos Jesuítas fará sua primeira apresentação em 2016. O evento acontecerá no Ginásio Poliesportivo e será marcado por algumas novidades na composição do grupo. "Teremos no palco 92 cantores, sendo 60 estreantes, e os meninos também estão de volta ao trabalho", destaca o Regente do Coral, professor Guilherme Augusto de Oliveira.

A chegada dos novos integrantes no início deste ano letivo fez com que o Coral se organizasse em dois grupos de trabalho. Neste evento de sexta-feira, os grupos apresentarão, juntos e separadamente, um repertório de música popular brasileira e, embora não seja obrigatório, os estudantes pedem que cada convidado traga, para doação, um quilo de alimento não-perecível ou um agasalho.

Em abril, os novos integrantes do Coral apresentaram uma canção durante uma atividade do 7º ano no Auditório Padre Oliveira, mas, diante da estreia "oficial", a expectativa dos estudantes é bem grande. O trabalho realizado nesses primeiros meses, porém, reforça a vontade de partilhar dons e talentos. "No Coral, aprendemos, cantamos, brincamos, mas tem que levar a sério! Estou muito ansioso porque será a primeira apresentação oficial e a primeira vez que minha família assistirá. Quando crescer, quero ser cantor!", ressalta o aluno do 6º ano do Ensino Fundamental, Pedro Felix de Souza Henriques.

Também em contagem regressiva para a estreia, a aluna do 6º ano, Yasmin Paschoalim Oliveira, está feliz com a oportunidade. "Desde pequena, eu gostava de cantar. São muitos integrantes novos e está todo mundo adorando fazer parte do Coral do Colégio. É muito legal e divertido!", partilha a jovem cantora.

No Coral desde 2010, a aluna da 3ª série do Ensino Médio diurno, Marcela Gonik Dias, viu o grupo se transformar bastante nesse período, mas o que o tempo não muda é o vínculo afetivo que aproxima os participantes. "Quando entrei, no 6º ano, era pouca gente; hoje, tem fila de espera. O Coral é um lugar para relaxar, se divertir e, ao mesmo tempo, pensar sobre as letras e o contexto em que cada música foi composta. Todos se apoiam. É uma família!", aponta a estudante, que já lamenta o fato de ter que deixar o grupo em dezembro, quando concluir o Ensino Médio. "Não gosto nem de pensar!", afirma, afastando a ideia.

E se, nos ensaios ou viagens do Coral, alguém chama pelo sobrenome Gonik, não é apenas Marcela que atende. "No meu caso, o Coral é ainda mais especial, pois minha irmã [Paula Gonik Dias, do 9º ano do Ensino Fundamental] também canta e nossa relação mudou muito nesses anos em que estamos juntas no grupo. E, de tanto que falamos, nosso irmão [André Gonik Dias, do 6º ano] também entrou este ano", explica a estudante.

Idades tão diferentes, que poderiam gerar alguma dificuldade na convivência dos integrantes, tornam-se um diferencial a favor do grupo. "Agora são mais de 90 alunos. As mais velhas ajudam, mas, às vezes, são os mais novos que dão um show de organização. Eles são muito fofos: ainda têm um pouco de vergonha, mas têm talento!", partilha Marcela.

Entre antigos e novos integrantes, a harmonia não é apenas musical e todos compartilham a ideia de que é muito bom participar do Coral do Colégio dos Jesuítas. "Faz o teste... entra... se não deu, tenta de novo... porque a experiência é única! Ajuda muito, faz você pensar. Você descansa, se diverte, ri... e canta!", ensina a mais experiente corista dos irmãos Gonik Dias.

* Primeira apresentação do Coral do Colégio dos Jesuítas em 2016