Programa Bilíngue: preparando cidadãos globais, capazes de dialogar com o mundo!

Data de publicação: * Colégio dos Jesuítas - Programa Bilíngue

A Rede Jesuíta de Educação, seguindo uma orientação do Secretário Geral para a Educação na Companhia de Jesus, decidiu introduzir o Programa Bilíngue como um importante insumo que integra a nossa proposta pedagógica.

Entendendo o domínio do idioma Inglês na perspectiva da cidadania global, ou seja, ampliando a consciência planetária e melhores oportunidades de realização humana e profissional, o Colégio dos Jesuítas, em parceria com a "International School", implantará o Programa Bilíngue, em 2018, desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental.

Com uma proposta de inserção do Inglês nos conteúdos estudados cotidianamente, a professora regente, junto com a professora de Inglês, planejará as aulas de forma a integrar os conteúdos às habilidades do Programa Bilíngue. Além disso, materiais como Lego, Realidade Virtual, Minecraft e Robótica serão utilizados (conforme a série) para fortalecer e dinamizar a familiaridade com o idioma.

Comunicação com as famílias

No início de outubro, a Direção do Colégio dos Jesuítas enviou aos pais dos alunos da Educação Infantil ao 4º ano do Ensino Fundamental uma carta com mais informações sobre o Programa Bilíngue.

Simultaneamente, em uma área própria criada na plataforma "Moodle RJE", pais e/ou responsáveis pelos alunos têm acesso exclusivo à carta da Direção do Colégio e a materiais informativos, podem assistir a vídeos sobre o Programa e, caso queiram, podem enviar perguntas e/ou comentários sobre a proposta da Rede Jesuíta de Educação. A propósito, caso o pai ou a mãe ainda não tenha efetivado seu acesso personalizado ao "Moodle RJE", deverá proceder seguindo as orientações disponíveis no final desta notícia.

E, para os pais e/ou responsáveis que desejarem conversar mais sobre o Programa Bilíngue, o Colégio programou reuniões presenciais:

• Local: Auditório Padre Oliveira
  • Horário: das 13h15min às 14h30min
  • Datas: 23/10/2017 (segunda-feira) - Educação Infantil
                 24/10/2017 (terça-feira) - 1º e 2º anos do Ensino Fundamental
                 25/10/2017 (quarta-feira) - 3º e 4º anos do Ensino Fundamental

Implantação na Rede Jesuíta de Educação

Em alguns colégios da Rede Jesuíta de Educação no Brasil, as atividades do Programa Bilíngue começaram no início deste ano letivo. O Colégio Antônio Vieira, de Salvador/BA, por exemplo, está produzindo uma série de vídeos sobre o tema. Abaixo, compartilhamos o primeiro dos vídeos produzidos pelo colégio jesuíta, que apresenta aspectos gerais do Programa. Pais e mães de alunos da Educação Infantil ao 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio dos Jesuítas podem assistir ao conjunto completo de vídeos, na área própria no "Moodle RJE".

Acesso personalizado de pais e mães de alunos à plataforma "Moodle RJE"

Dando continuidade ao processo de qualificação do acompanhamento do cotidiano escolar, pais e mães de alunos do Colégio dos Jesuítas têm, desde agosto, acesso diferenciado e conteúdos exclusivos na plataforma "Moodle RJE". Para acessar de modo personalizado a plataforma (antes, o acesso ocorria com login e senha do/a filho/a), pais e mães dos alunos devem verificar, no endereço eletrônico http://consultausuario.aneas.org.br, suas respectivas credenciais (usuário e senha). Caso o usuário não seja localizado no momento da consulta às credenciais, ou se ocorrer outra eventualidade, pais ou mães de alunos devem procurar a Secretaria Escolar - telefone: (32) 2101.5758. Recomendamos também que, logo no primeiro acesso diferenciado à plataforma "Moodle RJE", a senha seja alterada para a mesma senha do novo portal, pois, oportunamente, o acesso aos dois ambientes será integrado. Para alterar a senha de acesso à plataforma "Moodle RJE", clique no menu "Opções" e, em seguida, "Alterar Senha".

• Importante: para que o acesso ocorra perfeitamente, é preciso permitir a abertura de "pop-ups".