Profissionais do Colégio são capacitados para mudanças trazidas no âmbito do Programa Sinergia

Data de publicação: * Programa Sinergia - Capacitação dos profissionais do Colégio dos Jesuítas (Julho/2017)

Desde a semana passada, todos os profissionais do Colégio dos Jesuítas estão sendo capacitados para as mudanças trazidas no âmbito do "Programa Sinergia", um conjunto de projetos estratégicos e prioritários da Companhia de Jesus no Brasil que tem como objetivo implantar o Sistema Integrado de Gestão nas mantenedoras e em todas as suas Obras mantidas, promovendo melhorias na gestão e operação corporativa por meio da padronização de processos e de tecnologias, além da otimização de recursos e do compartilhamento de serviços.

Iniciado em 2014 na Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social - ANEAS (mantenedora do Colégio dos Jesuítas, entre outras Obras), o Programa Sinergia está estruturado em Projetos e Frentes de Trabalho, contemplando sete áreas (Acadêmica, Ação Social, Administrativa, Financeira, Gestão Imobiliária, Recursos Humanos e Governança de TI), integradas por meio de um conjunto de softwares: ERP TOTVS (Acadêmica, Administrativa e Financeira, Recursos Humanos), Pergamun (Biblioteca), Dynamics (Ação Social e CRM) e Urania (Horário Escolar).

Principais benefícios do Programa Sinergia:

• Apoio à Gestão Integrada dos colégios;
  • Padronização da tecnologia;
  • Melhoria no fluxo de comunicações (colégios => pais, alunos e professores);
  • Inserção e disponibilização de novas ferramentas;
  • Planejamento integrado: projeto, operação e gestão;
  • Melhoria nas condições de sustentabilidade das obras.

Na opinião do Delegado para a Educação Básica da Província dos Jesuítas do Brasil, Padre Mário Sündermann, o Programa vem em um momento oportuno para a Província e para a Rede Jesuíta de Educação (RJE). "O Sinergia favorecerá a sistematização dos processos administrativos e trará maior clareza e segurança da informação. Com isto, não apenas a ANEAS, mas também a ANI e a ASAV [outras mantenedoras da Província] estarão todas 'rodando' com o mesmo sistema que permitirá maior e melhor fluxo de informações, qualificará os serviços e aproximará as unidades entre si e com as demais presenças apostólicas da Província. Foram muitas as viagens, capacitações, sustos, reuniões presenciais e à distância, exercícios, tarefas e testes, tudo realizado com grande empenho, responsabilidade e espírito de equipe. Tudo isso e mais o que temos à frente nos trará como fruto uma gestão muito mais apta a cumprir a nossa missão com êxito apostólico e responsabilidade civil", destaca o jesuíta.

Para o melhor desenvolvimento do processo, foram criados Grupos de Trabalho, um para cada segmento, com as premissas da gestão participativa e construção coletiva. "O Programa Sinergia tem ajudado na construção de uma cultura de cooperação e responsabilização de todos em torno da qualidade dos processos e dos resultados. No Colégio dos Jesuítas, o pessoal tem aprendido muito e o desafio de rever as práticas e aprimorá-las tem sido muito saudável para a instituição, bem como o fortalecimento do trabalho em rede e sistêmico. Para a Província do Brasil e a Rede Jesuíta de Educação, é fundamental que saibamos trabalhar de forma integrada, com maior agilidade nas informações estratégicas e alinhamento entre as mantenedoras. O caminho é grande, mas a vontade de caminhar é maior! Caminhemos com Coragem e muita Fé!", partilha o Diretor Geral do colégio da Companhia de Jesus em Juiz de Fora, Padre Sérgio Eduardo Mariucci.

Nesta fase, o Programa Sinergia se aproxima do "Go Live" (Implementação), momento em que o ERP TOTVS entrará em pleno funcionamento, agregando todas as informações de todos os setores dos colégios, obras e mantidas da ANEAS. A Contadora do Colégio dos Jesuítas, Kate Barros, já passou pela capacitação do Programa Sinergia e reforça a sua importância, tendo em vista a qualificação dos trabalhos realizados. "A capacitação é importante para nos atualizarmos e aprendermos a utilizar as ferramentas do sistema. Com as mudanças que acontecerão, acredito que as nossas rotinas de trabalho mudarão, e com certeza para melhor, por meio de processos definidos e facilidade no acesso das informações", afirma.