Projeto auxilia estudantes do 5º ano a organizar estudos pessoais

Data de publicação: * Colégio dos Jesuítas - Projeto auxilia estudantes do 5º ano a organizar estudos pessoais

No segundo semestre, um trabalho desenvolvido conjuntamente pelas professoras do 5º ano do Ensino Fundamental e as equipes do SAP (Serviço de Apoio ao Pedagógico) e da Informática Pedagógica, introduziu o Projeto de Liderança Cristã na série.

Com o tema "Liderança, Responsabilidade e Organização", as ações propostas pelos educadores auxiliaram os alunos na organização de seus estudos individuais.

Partindo de reflexões sobre qual o sentido do estudo (Estudar por quê? Estudar para quê? Estudar para quem?) e sobre a importância do hábito de estudo pessoal e diário, os alunos realizaram uma atividade de autoconhecimento e participaram de um bate-papo com estudantes da 2ª série do Ensino Médio.

Na sequência, orientados por educadores do Colégio e ajudados por estudantes do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio Manhã, os alunos do 5º ano produziram uma planilha individual de "Organização de Estudo", posteriormente enviada aos respectivos responsáveis, de modo a envolver também as famílias na construção da programação diária de atividades e no acompanhamento do processo.

Parte do movimento de transição para o 6º ano do Ensino Fundamental, o projeto atendeu aos objetivos da série e será retomado com os estudantes no início do próximo ano letivo. "Na avaliação dos alunos, o trabalho sensibilizou-os para a importância dos estudos pessoais, ajudando-os a criar o hábito de se organizar e os incentivando a estudar melhor", partilha a educadora do SAP, Flávia Petrosino Dimas de Souza Lima.

Exemplo de planilha individual de "Organização de Estudo", produzida por estudante do 5º ano:

* Colégio dos Jesuítas - Projeto auxilia estudantes do 5º ano a organizar estudos pessoais* Colégio dos Jesuítas - Projeto auxilia estudantes do 5º ano a organizar estudos pessoais