Como parte da proposta de aprendizagem integral do Colégio dos Jesuítas e contribuindo para a formação de pessoas comprometidas com a "Cidadania Global", algumas das atividades do Programa Bilíngue são dedicadas a projetos pedagógicos que estimulam o desenvolvimento de habilidades importantes para a vida dos estudantes, como: empatia, colaboração, criatividade, pensamento crítico, autoavaliação, afetividade, princípios democráticos e autonomia.

* Programa Bilíngue: Turmas do 6º ano desenvolvem habilidades linguísticas, empatia e colaboração

Nessa perspectiva, as turmas do 6º ano participaram do projeto "The world around us" ("O mundo ao nosso redor"). A professora de Língua Inglesa, Juliana Coelho do Carmo, explica que a atividade estimulou o trabalho em equipe, a organização, o falar em público, além de desenvolver habilidades linguísticas pertencentes à competência cognitiva, como estruturas linguísticas de futuro e vocabulário referente à rotina das grandes cidades (incluindo os estabelecimentos), como, por exemplo, meios de transportes e a indicação de direções.

Os estudantes foram organizados em grupos e desenvolveram o projeto a partir do conceito de "flipped classroom" (sala de aula invertida). Além disso, cada equipe recebeu um subtema para estudar e, após a compreensão do conteúdo, os estudantes utilizaram pôsteres para partilharem com os colegas seus conhecimentos, experiências e visões. "Nessa técnica (sala de aula invertida), os estudantes atuam ativamente na criação de conhecimentos e tornam-se protagonistas de todo o processo de aprendizagem", detalha Juliana.

Após as apresentações, as turmas foram convidadas a votar nos melhores trabalhos e, logo depois, as equipes vencedoras tiveram a oportunidade de escolher premiações que contemplariam todas as turmas (aula lúdica, com games nos tablets ou com atividades musicais). Já a outra opção seria a entrega de certificados de "Best Presentation Ever!" ("Melhor apresentação de todas"), apenas para os integrantes do grupo vencedor. "Demonstrando pensamento coletivo e empatia, os grupos vencedores escolheram aulas lúdicas para todos os estudantes", comenta a professora.

Felipe Facio conta que o subtema do seu projeto foi "o trabalho em casa e suas vantagens e desvantagens". Para ele, trabalhar em equipe foi legal e uma forma diferente de aprender. "Dessa forma, se você tiver uma dúvida, o seu colega pode ensinar para você e vice-versa. O mais fácil foi fazer o cartaz (que foi exposto no corredor das salas de aula) e a parte de que eu mais gostei foi a apresentação do projeto, porque já tínhamos estudado e sabíamos as informações", finaliza o estudante.