Projeto interdisciplinar no Ensino Médio aborda período da Revolução Industrial

Data de publicação: * Colégio dos Jesuítas - 2ª série do Ensino Médio Integral Vespertino - Revolução Industrial (2017)

Após estudarem a Revolução Industrial com a professora de História, Marcela Torres, os alunos da 2ª série do Ensino Médio Integral Vespertino produziram maquetes, demonstrando momentos de um tempo tão importante da História, de transformação tecnológica, econômica e social.

Complementando o trabalho, com a professora Luciana Barroso, os estudantes leram textos na língua inglesa, identificando que Estados Unidos, Inglaterra e alguns outros países europeus foram pioneiros no processo de mudança. Os alunos, então, elaboraram folhetos sobre os principais acontecimentos daquela época, e que influenciam a vida contemporânea, tais como:

• as invenções e tecnologias, criadas pensando na produção em massa;
  • a mudança nos meios de transporte para escoar a produção de modo mais rápido;
  • o uso do motor a vapor, tanto no transporte como na produção, retirando, assim, a necessidade de as fábricas se localizarem perto de rios e o escoamento da produção poder ocorrer tanto rio acima, como rio abaixo;
  • as telecomunicações, com a invenção do Código Morse;
  • a inserção da mulher no mercado de trabalho;
  • a criação da União Trabalhista, tendo por finalidade proteger os direitos dos trabalhadores e lutar contra o trabalho infantil.