Projeto interdisciplinar no 7º ano promove conscientização sobre sustentabilidade

Em consonância com o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016, "Casa Comum, nossa responsabilidade", os professores do 7º ano estão desenvolvendo um projeto interdisciplinar com o objetivo de possibilitar espaços de reflexão e conscientização para a importância do cuidado com o planeta.

A proposta é que se possa refletir sobre a responsabilidade de cada um em preservar o meio ambiente, promovendo o envolvimento de alunos, professores e pais de alunos na defesa da sustentabilidade do planeta. "A cada dia, a natureza vem sofrendo agressões provocadas pelo homem, com inúmeras consequências. Diante disso, é urgente desenvolver com os estudantes do Ensino Fundamental um trabalho processual e contínuo de conscientização voltado para sustentabilidade", aponta o professor de Ensino Religioso da série, Gerry Adriano da Silva.

Nessa perspectiva, os alunos do 7º ano receberam na escola, no dia 6 de abril, o artista plástico Anderson Augusto de Souza Pereira, responsável pelo cartaz da Campanha da Fraternidade deste ano. No Auditório Padre Oliveira, o artista falou sobre sua inspiração - o versículo bíblico "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca" (Am 5,24), sobre o que representa cada traço do desenho que criou e sobre a responsabilidade que temos com o meio ambiente, além de apresentar outras criações suas sobre o tema, que fazem parte de uma exposição que acontecerá em Juiz de Fora, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas.

Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 - Cartaz

Após a conversa com o artista, os alunos assistiram à exibição do vídeo "Carta de 2070" e foram presenteados pelo Coral do Colégio dos Jesuítas, que apresentou a música "Herdeiros do Futuro", do compositor Toquinho.

* Colégio dos Jesuítas - 7º ano do Ensino Fundamental - Projeto Interdisciplinar (Sustentabilidade e Educação) - Apresentação do Coral da escola

Outras atividades estão programadas para o projeto, como a utilização de cartazes nas salas de aula, pesquisa sobre animais em risco de extinção, produção de textos pelos estudantes, passeio ecológico na Mata do Colégio, visita ao Aterro Sanitário da cidade e trabalho de campo em Inhotim, no município de Brumadinho/MG. "Toda a programação está sendo preparada para os alunos pensarem bem sobre o tema, uma vez que assumir uma responsabilidade com a Casa Comum exige profunda mudança no estilo de vida e em alguns valores que orientam nossa ação", destaca a coordenadora de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, professora Aline Gervason Magacho.

- Leia também: Campanha da Fraternidade busca assegurar o direito de todos ao saneamento básico