Projeto no Ensino Médio ajuda estudantes a compreender drama dos refugiados

Data de publicação: * Colégio dos Jesuítas - 1ª série do Ensino Médio Manhã - ''Estamos juntos con los Refugiados' (2017)

Desde maio, os alunos da 1ª série do Ensino Médio Manhã participam de um trabalho de conscientização humanitária proposto pelas professoras de espanhol, Dayana Faria e Katherinne Vásquez, apoiadas por professores de outras disciplinas, acerca do drama dos refugiados: vítimas de guerras, conflitos e perseguições individuais, a maior parte, em seu próprio país.

Assim, motivados pelo projeto "Estamos juntos con los Refugiados", os estudantes pesquisaram no Laboratório de Informática do Colégio sobre as condições em que se encontram os refugiados e os motivos pelos quais tiveram que deixar seus países de origem. Em seguida, organizados em grupos, produziram vídeos, apresentações de slides e capas de jornais, compartilhando, em espanhol, o que aprenderam em relação a: Refugiados no Brasil, Jovens refugiados, Refugiados sírios, Refugiados latino-americanos, Refugiados africanos, Campos de refugiados e Mulheres refugiadas. "La mejora de la competencia lingüística fue un factor fundamental durante todo el desarrollo del proyecto: toda la información necesaria para ejecución del proyecto se brindó en español. La comunicación con las profesoras y el proyecto presentado oral y escrito también se llevó a cabo en lengua española", partilham as educadoras, bem em conformidade com a proposta.

Ainda, a partir da sensibilização nas aulas de Espanhol, foi criado um "Comitê em prol dos Refugiados", formado por alunos de todas as turmas da série, com o objetivo de liderar um trabalho em solidariedade a refugiados que chegam ao Brasil, buscando um modo digno de viver fora de seu país.

* Colégio dos Jesuítas - 1ª série do Ensino Médio Manhã - Comitê em prol dos Refugiados (2017)

A Companhia de Jesus e os Refugiados

A Companhia de Jesus presta assistência a refugiados em mais de 50 países, por meio do Serviço Jesuíta aos Refugiados (SJR), organização católica internacional fundada em 1980. Em 2014, o Prêmio da Paz de "Pax Christi Internacional" foi atribuído ao SJR Síria, por sua dedicação em oferecer ajuda de emergência aos sírios, desde o início da guerra, em 2011.

Em sintonia com a atuação da Ordem religiosa nos vários continentes, integrantes do "Comitê em prol dos Refugiados" participaram de um concurso de vídeos breves (até 15 segundos) promovido pela Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI), com o tema "Somos Hermanos de los Refugiados", gravando, em espanhol, um rap demonstrando apoio e solidariedade aos milhares de refugiados em todo o mundo.