Alunos do Ensino Médio participam de projetos com estudantes de colégios jesuítas da América Latina

Em 2016, dois projetos desenvolvidos pela Federação Latinoamericana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI) contam com a participação de alunos do Colégio dos Jesuítas de Juiz de Fora.

* Alunos do Ensino Médio diurno participam com estudantes de colégios jesuítas da América Latina do projeto ''Embaixadores de Transformação''

Três estudantes do Ensino Médio diurno - Mariana Hippert Gonçalves Silva (2ª série), Gabriel Ribeiro Brega (3ª série) e Flávia Cavalcanti Bartholomeu (3ª série) - foram convidados a participar do projeto "Embaixadores de Transformação", uma experiência de intercâmbio e transformação continental que envolve alunos de colégios jesuítas de diversos países da América Latina, reunidos em torno das experiências da campanha "Inacianos pelo Haiti", criada em 2011 para contribuir com a construção de escolas e a formação de professores no país-irmão da América Central, devastado no ano anterior por um grande terremoto. "Mobilizados, podemos fazer o bem para uma realidade muito diferente da nossa, com o tecido social completamente desestruturado", partilha Gabriel, destacando o lema desta fase da campanha, que enaltece o trabalho dos professores: "A alegria de servir aqueles que tornam possível a alegria de aprender".

Nos colégios jesuítas, os Embaixadores participam ativamente das ações locais da campanha, divulgando-as e incentivando outros alunos a participarem, vivenciando coletivamente uma experiência de sensibilização, reflexão e mobilização. "A Educação nos move a acreditar que mudanças podem ocorrer", ressalta Flávia.

* Entre outras atividades, os ''Embaixadores de Transformação'' motivam os alunos dos colégios jesuítas da América Latina a se envolverem nas ações locais da campanha ''Inacianos pelo Haiti''

Com essa inspiração, em junho, os Embaixadores apresentaram o projeto nas salas de aula, motivando os colegas a se engajarem na campanha. A primeira ação envolvendo a comunidade local será no dia 9 de julho: com o tema "Solidários por Uai ti!", todos os recursos arrecadados na Festa Julina do Colégio dos Jesuítas serão revertidos para as escolas de "Fé e Alegria" no Haiti. "Esta campanha concretiza tudo o que se aprende no Colégio", afirma Mariana.

Sistematicamente, o diálogo é ampliado na Rede Jesuíta, a partir da participação dos alunos nas "Mesas de Embaixadores", encontros virtuais que reúnem estudantes de diferentes países, que colaboram diretamente na elaboração de conteúdos para a campanha. Assim, as ações do projeto fortalecem o vínculo entre as comunidades dos colégios e das escolas de "Fé e Alegria" no Haiti, reforçando, a partir do protagonismo dos estudantes, o sentido de corpo apostólico continental.

* Alunos do Ensino Médio diurno participam com estudantes de colégios jesuítas da América Latina do projeto ''Rede de Análise Política''

Por sua vez, os estudantes Maria Eduarda Campos de Almeida e Gustavo José Peixoto Biscotto (alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio diurno, respectivamente) foram convidados a participar da "Rede de Análise Politica" da FLACSI.

Reunindo alunos de colégios jesuítas de vários países da América Latina, a Rede tem como objetivo, neste primeiro ano de constituição, o compartilhamento de artigos, ideias e opiniões sobre 7 temas: Educação, Direitos Humanos, Ecologia, Pobreza, Corrupção, Processos Eleitorais e Populismo. "A proposta é interessante por juntar pessoas de diversos países e ouvirmos diferentes opiniões sobre os temas", aponta Maria Eduarda.

Juntos, os estudantes refletem sobre a realidade da região, identificando situações de injustiça no cotidiano e formulando propostas de ação, sendo, assim, parte da mudança de que os países tanto precisam. "Esta é uma oportunidade bacana; por isso, gostei de ter sido chamado em sala de aula", confessa Gustavo.

Cada tema é trabalhado separadamente e a reflexão e a discussão acontecem em um ciclo de 4 semanas. Inicialmente, participantes do grupo escrevem um breve artigo sobre o tema. Durante duas semanas, todos os estudantes compartilham opiniões sobre o artigo, incluindo perguntas e propostas de ação. Finalizado o diálogo em torno do tema, é enviada uma síntese das discussões, para compartilhamento nos colégios.

Para facilitar as discussões, troca de ideias e materiais, o grupo conta com um espaço virtual na plataforma "Educate Magis", um portal colaborativo, desenvolvido para aproximar as comunidades educativas dos centros de aprendizagem da Companhia de Jesus.