Notícias

Alunos do Ensino Médio participam de projetos com estudantes de colégios jesuítas da América Latina

Data de publicação:

Em 2016, dois projetos desenvolvidos pela Federação Latinoamericana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI) contam com a participação de alunos do Colégio dos Jesuítas de Juiz de Fora.

* Alunos do Ensino Médio diurno participam com estudantes de colégios jesuítas da América Latina do projeto ''Embaixadores de Transformação''

Três estudantes do Ensino Médio diurno - Mariana Hippert Gonçalves Silva (2ª série), Gabriel Ribeiro Brega (3ª série) e Flávia Cavalcanti Bartholomeu (3ª série) - foram convidados a participar do projeto "Embaixadores de Transformação", uma experiência de intercâmbio e transformação continental que envolve alunos de colégios jesuítas de diversos países da América Latina, reunidos em torno das experiências da campanha "Inacianos pelo Haiti", criada em 2011 para contribuir com a construção de escolas e a formação de professores no país-irmão da América Central, devastado no ano anterior por um grande terremoto. "Mobilizados, podemos fazer o bem para uma realidade muito diferente da nossa, com o tecido social completamente desestruturado", partilha Gabriel, destacando o lema desta fase da campanha, que enaltece o trabalho dos professores: "A alegria de servir aqueles que tornam possível a alegria de aprender".

Nos colégios jesuítas, os Embaixadores participam ativamente das ações locais da campanha, divulgando-as e incentivando outros alunos a participarem, vivenciando coletivamente uma experiência de sensibilização, reflexão e mobilização. "A Educação nos move a acreditar que mudanças podem ocorrer", ressalta Flávia.

* Entre outras atividades, os ''Embaixadores de Transformação'' motivam os alunos dos colégios jesuítas da América Latina a se envolverem nas ações locais da campanha ''Inacianos pelo Haiti''

Com essa inspiração, em junho, os Embaixadores apresentaram o projeto nas salas de aula, motivando os colegas a se engajarem na campanha. A primeira ação envolvendo a comunidade local será no dia 9 de julho: com o tema "Solidários por Uai ti!", todos os recursos arrecadados na Festa Julina do Colégio dos Jesuítas serão revertidos para as escolas de "Fé e Alegria" no Haiti. "Esta campanha concretiza tudo o que se aprende no Colégio", afirma Mariana.

Sistematicamente, o diálogo é ampliado na Rede Jesuíta, a partir da participação dos alunos nas "Mesas de Embaixadores", encontros virtuais que reúnem estudantes de diferentes países, que colaboram diretamente na elaboração de conteúdos para a campanha. Assim, as ações do projeto fortalecem o vínculo entre as comunidades dos colégios e das escolas de "Fé e Alegria" no Haiti, reforçando, a partir do protagonismo dos estudantes, o sentido de corpo apostólico continental.

* Alunos do Ensino Médio diurno participam com estudantes de colégios jesuítas da América Latina do projeto ''Rede de Análise Política''

Por sua vez, os estudantes Maria Eduarda Campos de Almeida e Gustavo José Peixoto Biscotto (alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio diurno, respectivamente) foram convidados a participar da "Rede de Análise Politica" da FLACSI.

Reunindo alunos de colégios jesuítas de vários países da América Latina, a Rede tem como objetivo, neste primeiro ano de constituição, o compartilhamento de artigos, ideias e opiniões sobre 7 temas: Educação, Direitos Humanos, Ecologia, Pobreza, Corrupção, Processos Eleitorais e Populismo. "A proposta é interessante por juntar pessoas de diversos países e ouvirmos diferentes opiniões sobre os temas", aponta Maria Eduarda.

Juntos, os estudantes refletem sobre a realidade da região, identificando situações de injustiça no cotidiano e formulando propostas de ação, sendo, assim, parte da mudança de que os países tanto precisam. "Esta é uma oportunidade bacana; por isso, gostei de ter sido chamado em sala de aula", confessa Gustavo.

Cada tema é trabalhado separadamente e a reflexão e a discussão acontecem em um ciclo de 4 semanas. Inicialmente, participantes do grupo escrevem um breve artigo sobre o tema. Durante duas semanas, todos os estudantes compartilham opiniões sobre o artigo, incluindo perguntas e propostas de ação. Finalizado o diálogo em torno do tema, é enviada uma síntese das discussões, para compartilhamento nos colégios.

Para facilitar as discussões, troca de ideias e materiais, o grupo conta com um espaço virtual na plataforma "Educate Magis", um portal colaborativo, desenvolvido para aproximar as comunidades educativas dos centros de aprendizagem da Companhia de Jesus.


Leia também:


* Publicado pela Assessoria de Mídia e Comunicação do Colégio dos Jesuítas

Instagram Acesse

Facebook Acesse

Fale conosco

Av. Presidente Itamar Franco, 1600
Centro - Juiz de Fora - MG
(32) 2101-5700
contato@coljes.com.br

Receba notícias do Colégio


Acesse
Moodle RJE Companhia de Jesus