Notícias

Inovação e Aprendizagem: Turmas da 2ª série do Ensino Médio criam projetos para startups

Data de publicação:

Estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Colégio dos Jesuítas participaram do projeto "Technology and startups", proposto nas aulas de Inglês. Durante a atividade, os jovens refletiram sobre os modelos de startups e discutiram a filosofia das iniciativas brasileiras e internacionais mais famosas bem como o seu impacto no modo de vida dos usuários dos produtos e serviços.

Como trabalho final do projeto, a professora da disciplina, Juliana Coelho do Carmo, desafiou as turmas a criarem startups que atendessem às necessidades de Juiz de Fora, aliando critérios como: sustentabilidade, tecnologia, segurança, saúde e entretenimento. Os estudantes organizaram-se em equipes, desenvolveram ideias empreendedoras e as apresentaram em sala de aula.

* Inovação e aprendizagem: Estudantes da 2ª série do Ensino Médio criam projetos para startups


Conheça algumas das startups idealizadas pelos estudantes:


Aedes Tracker

Após realizarem pesquisas e identificarem o alto número de casos de doenças causadas pelo mosquito "Aedes aegypti", o grupo de estudantes trabalhou na criação do "Aedes Tracker", aplicativo que rastreia e neutraliza a área de procriação de mosquitos na cidade. Os jovens contam que o objetivo do aplicativo é montar um mapa cooperativo, similar ao aplicativo de trânsito "Waze". "A proposta é que os usuários marquem no software as áreas de risco/foco do mosquito. Quanto mais marcas no lugar, mais destaque essa área terá no mapa. Depois do rastreamento, com a ajuda da Prefeitura, equipes de combate iriam até o local averiguar a situação", explicam os estudantes, acrescentando que a experiência da criação do "Aedes Tracker" contribuiu para que eles consolidassem seus conhecimentos, habilidades de marketing e oratória, além do domínio da língua inglesa.

Equipe: Davi Baesso Tristão Cotta, Henrique Wagner de Menezes, João Pedro Lupatini Fontes, João Victor Pires de Oliveira, Pedro Assumpção Araújo Rodrigues de Souza, Vinícius Augusto Silva Souza, Vinícius Viana de Paula


Bike Stations

Buscando melhorar o impacto causado no trânsito de Juiz de Fora devido ao fluxo intenso de veículos e refletindo sobre a necessidade do cuidado com a "Casa Comum", a equipe desenvolveu a startup "Bike Stations". Eles contam que o objetivo do projeto é criar estações de bicicletas pela cidade em locais estratégicos, como: os bairros Bom Pastor e São Mateus e as Avenidas Getúlio Vargas, Barão do Rio Branco e Presidente Itamar Franco. "Refletimos sobre a expansão do sistema de bicicletas em Juiz de Fora e percebemos que a nossa cidade está sendo cada vez mais prejudicada pelo intenso congestionamento do trânsito. Dessa forma, buscamos como alternativa o transporte de bicicletas, que traz benefícios relacionados à sustentabilidade e possui uma infraestrutura de baixo custo para sua implementação", destacam os estudantes.

Equipe: Davi Ramalho Carreiro, Eduardo Cotta Garcia, Eduardo de Grazia Franco, João Victor Cardoso dos Santos, Lourenço Salvador Cortês, Marcio Lanna Bellini dos Santos, Pedro Ferreira Portugal Silva


Open air cinema festival

O intuito do trabalho das estudantes é inovar no mercado cultural de Juiz de Fora com a "Open air cinema festival". Segundo as jovens, a ideia é que o cinema seja instalado em um parque e que a sua entrada tenha um preço acessível às pessoas. No local, serão disponibilizados poltronas e cobertores (para os que preferirem se acomodar no chão) e diversos tipos de filmes. Além disso, elas contam que no cinema ao ar livre também seria interessante a venda de comidas de food trucks e de outros tipos de diversão, como jogos e quiz. "A experiência de criar uma startup contribuiu muito para nossa aprendizagem. Para o futuro, não achamos que seja inviável colocar essas ideias em prática", finalizam as estudantes.

Equipe: Ana Clara Koch de Assis Brega, Ana Clara Silva Nascimento, Camille Schmal dos Santos, Cecília Almeida Alves, Clara Bernardino Garcia de São Julião, Giulia Guimarães da Silva Paschoalino, Rafaela Vitória Furlan de Lima



* Publicado pela Assessoria de Mídia e Comunicação do Colégio dos Jesuítas

Instagram Acesse

Facebook Acesse

Fale conosco

Av. Presidente Itamar Franco, 1600
Centro - Juiz de Fora - MG
(32) 2101-5700
contato@coljes.com.br

Receba notícias do Colégio


Acesse
Moodle RJE Companhia de Jesus