Renovação na Direção Acadêmica

Seguindo uma tradição de mais de quatro séculos da Companhia de Jesus, o Colégio dos Jesuítas aproveita as múltiplas possibilidades para seguir inovando. E, como unidade educativa e parte da Rede Jesuíta de Educação (RJE), é convidado a "abraçar o novo", com ânimo, coragem e generosidade. Nessa perspectiva, a Direção Geral do Colégio acolheu o pedido de rescisão contratual do professor Francisco Juceme do Nascimento que, brevemente, iniciará nova missão educativa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, como professor efetivo de Ciências Humanas.

Após um processo de discernimento liderado pelo Diretor Geral do Colégio, Padre Mário Sündermann, SJ, e que contou com a participação direta do Presidente da Rede Jesuíta de Educação Básica, Irmão Raimundo Barros, SJ, foi nomeado Diretor Acadêmico do Colégio dos Jesuítas o Padre José Robson Silva Sousa, SJ.

Em harmonia com o modo de proceder da Companhia de Jesus, permeado de diálogo e transparência, a nomeação foi primeiramente anunciada aos profissionais da instituição, reunidos no Auditório Padre Oliveira, no dia 3 de julho de 2018, em um momento marcado por um bonito sentimento de fraternidade e enorme gratidão.

Imagem

Em carta à comunidade educativa, professor Francisco Juceme agradeceu pelos 21 anos de caminhada pedagógica no Colégio dos Jesuítas. "Aqui aprendi a ser um homem melhor, um pai responsável, um cidadão comprometido, um cristão engajado. Na Espiritualidade Inaciana, encontrei o sentido do discernimento que é, na essência, misericórdia divina imersa no caminhar humano. Como é bom trabalhar em uma escola aberta à renovação. Perceber educadores comprometidos com os novos desafios nessa mudança de época e testemunhar espaços e tempos sendo repensados em prol da aprendizagem cognitiva, socioemocional e espiritual. Levo comigo o testemunho de uma comunidade sensível às causas humanitárias. Uma escola que a cada dia se consolida como espaço de formação de lideranças, preparando cidadãos competentes e comprometidos com as futuras gerações", partilhou o educador que, nos últimos dois anos e meio, colaborou diretamente na gestão da unidade educativa, exercendo as funções de Diretor Acadêmico. A Direção Geral do Colégio também manifestou a sua gratidão pelo grande serviço prestado e pela serenidade e seriedade com que o educador contribuiu no processo de transição, desejando-lhe uma exitosa missão.

O novo Diretor Acadêmico do Colégio dos Jesuítas já atuava na docência antes de ingressar na Companhia de Jesus e seguiu o itinerário formativo dos jesuítas direcionando-se sempre para o apostolado educativo. Padre Robson estudou Filosofia e Teologia em Belo Horizonte/MG e participa atualmente do Programa de Formação Contínua da RJE, cursando "Especialização em Educação Jesuítica: aprendizagem integral, sujeitos e contemporaneidade". As experiências do jesuíta no campo da educação incluem um ano na Comunidade Vocacional, dois anos no Noviciado, um ano no Juniorado, ao longo das duas graduações (acompanhando, respectivamente, crianças na Educação Infantil e jovens no Pré-Vestibular) e a atuação, por dois anos, como Orientador Religioso no Ensino Fundamental do Colégio Anchieta, da RJE em Porto Alegre/RS. Desde 2016, Padre Robson trabalha no Colégio dos Jesuítas em Juiz de Fora: inicialmente, com os educadores e estudantes do Ensino Médio Integral Vespertino; mais recentemente, como Coordenador Pedagógico de todo o Ensino Médio.

Convidado a assumir essa nova missão, Padre Robson agradeceu a Companhia de Jesus pela confiança nele depositada. "Saí da escola em 2005 e entrei para a Companhia de Jesus. Desde então, a Companhia sempre oferece desafios inovadores e toda a minha formação foi direcionada à Educação. Quando cheguei a Juiz de Fora, professor Juceme me conduziu ao Ensino Médio Integral Vespertino e agradeço-lhe por isso. Aprendi muito sobre o Colégio e sobre a comunidade educativa do Jesuítas. Depois, fui convidado por ele para ajudá-lo como Coordenador Pedagógico. Por isso, agradeço à Companhia e ao Colégio que me recebe e acompanha, e digo que tudo o que se espera do Colégio dos Jesuítas, depende um pouco de cada um de nós, do que cada um pode oferecer, com seus dons e talentos. Enfim, quero servir de instrumento para que possamos viabilizar o que a Rede Jesuíta de Educação e a Companhia de Jesus esperam e almejam para a educação no Brasil", falou o jesuíta à equipe do Colégio.

Imagem

Como gesto simbólico da transição, diante das equipes pedagógicas e administrativas do Colégio, Padre Robson recebeu três importantes documentos para o exercício da nova missão como Diretor Acadêmico da instituição: Padre Mário entregou-lhe o Projeto Educativo Comum, da Rede Jesuíta de Educação (PEC RJE); professor Francisco Juceme repassou-lhe o Manual de Direitos e Deveres do Colaborador da Província dos Jesuítas do Brasil; e, pelas mãos do jesuíta Luiz Leandro de Castro, Coordenador do Núcleo de Formação Integral (NUFI), a Instrução para Gestores da Companhia de Jesus no Brasil.

Estudantes, familiares de alunos, antigos alunos e educadores do Colégio dos Jesuítas... toda a comunidade educativa da instituição é chamada a colaborar com o jesuíta nesta nova missão, reforçando a exortação da Direção Geral. "Por intercessão de Santo Inácio de Loyola, pedimos a Deus que abençoe e fortaleça o Padre Robson em sua bonita e desafiadora missão", roga Padre Mário.