Ponto central da fé cristã, Mistério Pascal é vivido intensamente

Data de publicação: * Semana Santa Jovem I (12 a 15/04/2017)

Muitos supõem que o Natal seja o momento festivo mais importante do Cristianismo, mas a principal data do ano litúrgico cristão é a Páscoa, celebração da Ressurreição de Jesus Cristo. Cristo está vivo! Eis a boa nova: a melhor e a maior de todas as boas novas! E, assim, o Mistério Pascal (Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo) é o ponto central da fé cristã.

* Colégio dos Jesuítas - Páscoa Jovem (12 a 15/04/2017)

Anualmente, integrantes da comunidade educativa do Colégio dos Jesuítas vivem intensamente a Semana Santa. As celebrações comunitárias começam com a Missa de Ramos, que, tradicionalmente, marca o envio de alunos, antigos alunos e educadores do Colégio às experiências de Semana Santa Jovem.

* Colégio dos Jesuítas - Missa de Ramos (09/04/2017)

A preparação e a vivência deste Mistério acontecem de modos diversos, desde a Educação Infantil. Em 2017, os alunos da Pré-Escola I realizaram um projeto chamado "Vida velha, Vida nova", em que puderam repensar suas atitudes, por meio do registro em desenhos, de gestos simbólicos e de compromissos de Vida. Os alunos da Pré-Escola II assistiram a vídeos sobre a história da Páscoa e seus símbolos, refletiram sobre a "Vida nova" e a representaram em uma atividade de recorte e colagem. No último dia letivo da Semana Santa, na Capela Santo Inácio, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental participaram da Celebração em memória da Última Ceia de Jesus com seus discípulos.

* Colégio dos Jesuítas - 1º ano do Ensino Fundamental - Celebração da Última Ceia (abril/2017)

Também na Capela Santo Inácio, as turmas do 3º ano do Ensino Fundamental, acompanhadas pela professora de Ensino Religioso, Luciane Ribas, repetiram o gesto de Jesus, ao lavar os pés dos amigos. "Aproveitamos o momento para reafirmar o ensinamento de Jesus, colocando-nos a serviço. E, atualizamos esse gesto, refletindo sobre o cuidado com nossa Casa Comum, o Planeta Terra", partilha a Coordenadora de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, Josiane Paiva.

* Colégio dos Jesuítas - 3º ano do Ensino Fundamental - Celebração do Lava-pés (10/04/2017)

Durante a Semana Santa, cinco experiências desenvolvidas em 2017 envolveram 79 alunos do Ensino Médio, 26 antigos alunos e 10 educadores do Colégio. "O objetivo da Semana Santa Jovem é a vivência pessoal e comunitária da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, que favoreça o encontro pessoal consigo mesmo, com os outros, com o mundo e com Deus. Sendo assim, aqueles que vivenciam a Semana Santa Jovem se sentem chamados a seguir Jesus Cristo e trabalhar, como testemunhas da Ressurreição, por meio do serviço da fé e a promoção da justiça, nos lugares onde vivem e convivem, de modo especial, na Igreja", explica a Coordenadora de Formação Cristã do Colégio, Flávia Dimas.

* Semana Santa Jovem I (12 a 15/04/2017)

Dois antigos alunos do Colégio que participaram da Páscoa Magis JF (experiência com antigos alunos de colégios jesuítas) partilharam um pouco do que vivenciaram, em vídeos produzidos pela equipe do Espaço Magis, de Belo Horizonte.

Que os participantes dessas vivências de Semana Santa Jovem, transformados em "homens e mulheres novos", possam ser testemunhas de VIDA em nossa comunidade educativa, nas suas famílias e na sociedade!