Comunidade educativa vivencia Mistério Pascal e celebra triunfo da Vida

Como ocorre tradicionalmente, a comunidade educativa do Colégio dos Jesuítas vivenciou intensamente o Mistério Pascal, participando de atividades e momentos que buscam reforçar afetiva e efetivamente o compromisso de reconciliação, consigo, entre pessoas, entre povos, com Deus e com a Criação. "Nossa gratidão ao Senhor Jesus por tudo o que ele fez por nós, entregando sua vida pela nossa salvação, nunca será completa. Celebrando, com Ele, a Eucaristia, estamos recordando, todos os dias, o grande mistério do amor de Deus por nós. Celebrar a Páscoa do Senhor significa assumir a nossa responsabilidade pelo mundo em que vivemos trabalhando incansavelmente pela paz", ressalta o Provincial dos Jesuítas do Brasil, Padre João Renato Eidt, SJ, em Mensagem de Páscoa enviada aos jesuítas, colaboradores e colaboradoras da Província (BRA).

* para ler a Mensagem de Páscoa do Provincial, clique na imagem abaixo, publicada no portal "Jesuítas Brasil"

* para ler a Mensagem de Páscoa do Provincial, clique nesta imagem, compartilhada pela equipe do portal ''Jesuítas Brasil''

No início da Semana Santa, a comunidade celebrou o Domingo de Ramos. Com ritos iniciais e a bênção dos ramos no galpão do Colégio, seguida de procissão até o ginásio poliesportivo, recordando a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, a Missa marcou também o envio de 61 estudantes do Ensino Médio, de 7 antigos alunos e de 8 educadores do Colégio dos Jesuítas às experiências de Semana Santa Jovem (SSJ).

* Missa de Ramos - Colégio dos Jesuítas (25/03/2018)

A SSJ I reuniu no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Juiz de Fora, estudantes e educadores de quatro colégios da Rede Jesuíta de Educação (RJE): Anchieta (Nova Friburgo/RJ), Jesuítas (Juiz de Fora/MG), Loyola (Belo Horizonte/MG) e Santo Inácio (Rio de Janeiro/RJ). A forte experiência vivida no encontro envolveu os jovens participantes, fortalecendo laços e sentimentos de comunhão. "É muito difícil resumir em palavras os momentos incríveis e intensos na SSJ I. São memórias com bastante amor envolvido, nas conversas bem como nos momentos de partilha e oração, e isso marca demais", aponta o estudante Lucas Arbex Pina, da 1ª série do Ensino Médio.

* Semana Santa Jovem I - Rede Jesuíta de Educação (28 a 31/03/2018)

Aprofundando a experiência dos participantes da Semana Santa Jovem, a SSJ II reuniu em Corrêas (Petrópolis/RJ) estudantes e educadores dos quatro colégios da RJE. Durante o encontro, os jovens tiveram oportunidades de examinar seu corações para ordenar os afetos, buscando seguir e servir o Senhor, enchendo-se de esperança diante de um mundo ferido, violento e corrupto. "A experiência de encontro consigo, com o outro e com Deus, fortalece a fé e faz nascer um sentimento de transformação, de querer mudar o mundo a partir do incômodo", destaca a estudante da 3ª série do Ensino Médio, Maria Eduarda Campos de Almeida.

* Semana Santa Jovem II - Rede Jesuíta de Educação (28 a 31/03/2018)

Na SSJ III, envolvendo somente estudantes e educadores do Colégio dos Jesuítas, as atividades e celebrações realizadas em comunidades de Juiz de Fora (nos bairros Dias Tavares, Dom Bosco e Grajaú) reforçaram a importância e o sentido da Missão e do Serviço. "Cada experiência de Semana Santa Jovem tem foco diferente. Servir nas comunidades, em contato direto com os fiéis, muda nossa visão e o modo como nos relacionamos com as pessoas. É muito gratificante ver o trabalho realizado e receber em troca a gratidão e a acolhida por onde passamos", partilha Manuela Ferreira Guimarães, da 1ª série do Ensino Médio.

* Semana Santa Jovem III - Colégio dos Jesuítas (29 a 31/03/2018)

Na noite do Sábado Santo, participantes das três experiências de Semana Santa Jovem reuniram-se novamente com seus familiares, educadores e antigos alunos do Colégio para a Vigília Pascal, reafirmação comunitária da fé na ressurreição. Na Capela Santo Inácio, alguns dos estudantes foram convidados a partilhar, "no coração do Ano Litúrgico", um pouco do que vivenciaram na SSJ em 2018.

* Vigília Pascal - Colégio dos Jesuítas (31/03/2018)

Logo após o Domingo da Ressurreição, os educadores do Colégio também se reuniram na Capela Santo Inácio para celebrar a Páscoa. O anúncio também enche a equipe pedagógica de esperança. "O momento com os educadores unidos em oração e fé, em busca de um objetivo comum, evidenciou a abertura da equipe à diversidade e ao novo, com a percepção de que, ressuscitar, no contexto escolar, também significa transformarmos juntos o nosso caminho pedagógico", explica Angelo Reis, professor de Filosofia e integrante da equipe do Núcleo de Formação Integral (NUFI).

* Celebração Pascal dos Educadores - Colégio dos Jesuítas (03/04/2018)

Nos testemunhos dos jovens estudantes e por toda a comunidade, há sinais concretos de que Jesus Cristo ressuscitou!