Semana Santa: renovação da Esperança com a Ressurreição, para mais "Amar e Servir"

Durante a Semana Santa, estudantes do Colégio dos Jesuítas vivenciaram significativos momentos de celebração do Mistério Pascal, ponto central da fé cristã. Acompanhando o caminho do Salvador na vitória da Vida sobre a morte, integrantes de nossa Comunidade Educativa renovaram a sua Esperança com a Ressurreição, para mais "Amar e Servir".

Missa de Ramos

Na manhã de domingo, 14 de abril, estudantes, seus familiares e educadores, reuniram-se para celebrar o Domingo de Ramos. A Missa teve início na área próxima à cantina do Colégio, com a comunidade seguindo em procissão até o ginásio poliesportivo, em memória da entrada de Jesus em Jerusalém. A Celebração também marcou o envio de estudantes e de educadores para as três experiências de Semana Santa Jovem em 2019.

Pausa Inaciana

De segunda a quarta-feira, as turmas das Unidades I, II e III participaram de "Pausas Inacianas", conduzidas por educadores do Núcleo de Formação Integral (NUFI). Nesse momento de espiritualidade, os estudantes puderam refletir sobre como suas vidas são iluminadas pela Ressurreição de Jesus. No final da "Pausa", cada estudante recebeu um mini "Círio Pascal", acompanhado do convite para acender em casa a "Luz de Cristo", durante um momento de oração em família.

Atividades diversificadas

Além da "Pausa Inaciana", as turmas da Pré-escola I ao 5º ano do Ensino Fundamental participaram de atividades diversificadas envolvendo Símbolos Pascais. Assim, de forma lúdica e didática, os estudantes aprenderam a fazer dobraduras de "coelhinhos", que representam a fertilidade, o nascimento e a esperança da vida.

* Na Semana Santa, estudantes celebram o Mistério Pascal

No 1º ano do Ensino Fundamental, os estudantes participaram de mais duas atividades. Na primeira, auxiliaram as educadoras na preparação de um bolo de cenoura. Enquanto aguardavam o bolo esfriar, as turmas foram para o recreio e, ao retornarem, surpreenderam-se com uma inesperada visita, que entrou pela janela, fez uma grande bagunça e ainda comeu pedaços do bolo. O "coelhinho" desenhou lindas mensagens, desejando Feliz Páscoa às crianças e deixando marcas de suas pegadas nas salas de aula.

* Na Semana Santa, estudantes celebram o Mistério Pascal

Na segunda atividade, as turmas do 1º ano assistiram a um pequeno vídeo, lúdico e didático, sobre a celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Após escutarem a passagem da representação da Ceia do Senhor, os estudantes partilharam o pão, a uva e o "vinho" (suco de uva).

Semana Santa Jovem

O Tríduo Pascal também foi vivido intensamente por mais de 60 estudantes do Ensino Médio do Colégio que participaram de três experiências de Semana Santa Jovem (SSJ). Os encontros realizados em Juiz de Fora (SSJ I) e em Corrêas/RJ (SSJ II) reuniram jovens de quatro colégios da Rede Jesuíta de Educação: Anchieta (Nova Friburgo), Jesuítas (Juiz de Fora), Loyola (Belo Horizonte) e Santo Inácio (Rio de Janeiro). Já na experiência realizada em Santa Rita de Jacutinga (SSJ III), apenas com estudantes do Colégio dos Jesuítas, os jovens foram organizados em grupos, que participaram das celebrações em quatro locais da pequena e acolhedora cidade mineira: na Igreja Matriz e nas comunidades rurais do Bananal, do Cruzeiro e do Itaboca.

* Na Semana Santa, estudantes celebram o Mistério Pascal

A estudante da 3ª série do Ensino Médio, Fernanda Coelho da Silva, participou pela primeira vez da Semana Santa Jovem e, segundo ela, as vivências ficarão marcadas para sempre na sua memória e em seu coração. "Foram dias engrandecedores. Retornei da Semana Santa mais forte e disposta a refletir sobre minhas atitudes", destaca a jovem, acrescentando que o momento que mais a emocionou foi a cerimônia do Lava-pés. "Além da vivência espiritual, o Encontro também me proporcionou amizades com estudantes do nosso Colégio, que eu ainda não havia tido a oportunidade de conhecer", finaliza.

* Na Semana Santa, estudantes celebram o Mistério Pascal

Na noite do Sábado Santo, após as vivências da Semana Santa Jovem (I, II e III), estudantes do Colégio reuniram-se com a comunidade local, participando da "Vigília Pascal". Na parte final da Celebração, na Capela Santo Inácio, os jovens partilharam com a comunidade um pouco do que experimentaram durante a Semana Santa.

* Na Semana Santa, estudantes celebram o Mistério Pascal

Ainda, na "Oitava da Páscoa", educadores do Colégio participarão do XII Encontro de Espiritualidade e Páscoa dos Educadores das Escolas Católicas da Arquidiocese de Juiz de Fora. Com o tema "Humanizar: Missão do Educador Católico", a atividade será realizada na manhã de sábado, 27 de abril.

* Na Semana Santa, estudantes celebram o Mistério Pascal

Que a alegria e a força que brotam do Senhor Ressuscitado, que faz novas todas as coisas, sejam experimentadas no cotidiano da vida de cada estudante, colaborador, jesuíta e família de nossa Comunidade Educativa.

Feliz Páscoa!