Notícias

Colégios Jesuítas: servindo a nossa missão no mundo atual

Data de publicação: * VI Encontro de Reitores e Diretores da FLACSI - Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus

De 3 a 7 de setembro, Reitores e Diretores de colégios jesuítas e Delegados para Educação dos 19 países que fazem parte da Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI) participaram do VI Encontro de Homólogos, organizado pela FLACSI no "Colegio del Salvador", em Buenos Aires/Argentina.

Com o tema "Servindo a nossa missão no mundo atual", o Encontro possibilitou aos participantes aprofundarem suas reflexões sobre quatro temas estabelecidos como prioritários para a Rede Global de Colégios Jesuítas, na conclusão do Congresso Mundial de Delegados para Educação da Companhia de Jesus - JESEDU, realizado no Rio de Janeiro em outubro de 2017:

  • Experiência de Deus: comunicando a Espiritualidade Inaciana às jovens gerações;
  • Tradição e inovação: definindo os melhores meios para servir atualmente a nossa missão;
  • Cuidar do nosso lugar comum: reconciliação com Deus, a humanidade e a Criação;
  • Trabalho em Rede: um corpo universal com uma missão universal.

* VI Encontro de Reitores e Diretores da FLACSI - Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus

O Diretor Geral do Colégio dos Jesuítas, Padre Mário Sündermann, SJ, participou do Encontro no "Colégio del Salvador" e destaca a relevância das reflexões para a atuação dos jesuítas no campo da Educação. "A Companhia de Jesus vem de um intenso trabalho de atualização e inovação do seu Apostolado Educativo. O Encontro da FLACSI, em Buenos Aires, foi mais um passo importante na consolidação deste movimento. Tivemos um olhar mais apurado sobre temas relevantes e atuais, como 'Pausa Inaciana', com o intuito de encontrarmos formas de trabalhar a consistência pedagógica sem perder o sabor de aprender e o sentido do que se aprende. Aprofundamos os desafios inerentes à busca da Qualidade na Gestão Escolar, à necessidade de encontrar novas formas de ensinar e de aprender, considerando o novo perfil discente, e às múltiplas possibilidades que advêm das tecnologias digitais, tendo no horizonte educar cidadãos conscientes, competentes, compassivos e comprometidos, na ótica da Cidadania Global", partilha o jesuíta.

* VI Encontro de Reitores e Diretores da FLACSI - Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus

Em um clima de oração, reflexão e discernimento comunitário, muitos participantes apresentaram experiências significativas, apontando como os temas podem ser abordados nos colégios. O Encontro também possibilitou espaços de discussão em grupo, com o objetivo de gerar propostas de ações que permitam às instituições seguirem caminhando juntas em um horizonte compartilhado de serviço à Missão. "Encontros como esse fortalecem a identidade inaciana, que é, cada vez mais, pensada numa perspectiva de Rede e tendo no horizonte a formação de cidadãos globais. Foi uma semana de intensos trabalhos e de muita partilha e oração. Certamente, consolidamos mais e melhor as propostas de renovação e inovação à luz dos princípios e valores da Pedagogia Inaciana. Somávamos mais de 90 educadores e a oportunidade de encontrar-me com diretores de outros colégios do Brasil e da América Latina, partilharmos sonhos, projetos e desafios, fortalece o movimento de inovação e renovação em curso na Rede Jesuíta de Educação (RJE) no Brasil, da qual o Colégio dos Jesuítas faz parte", ressalta Padre Mário.

* VI Encontro de Reitores e Diretores da FLACSI - Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus


FLACSI: XX Assembleia Geral

Logo após o término do Encontro de Reitores e Diretores, foi realizada, no dia 8 de setembro, a XX Reunião de Assembleia Geral da FLACSI, que contou com a participação dos Delegados para Educação das 12 Províncias da América Latina, além de convidados de outras Redes Educativas e as instâncias diretivas da FLACSI.

* XX Assembleia Geral da FLACSI - Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus

Liderada pelo presidente da FLACSI, Padre Saúl Cuautle Quechol, SJ, a Assembleia contou, entre outros participantes, com a presença: do Delegado para Educação da Conferência de Provinciais na América Latina e no Caribe (CPAL), Padre Luiz Fernando Klein, SJ; do Secretário Executivo da Federação Internacional de Fé e Alegria, Padre Marco Tulio Gómez, SJ; e do Diretor Executivo da Rede de Escolas Jesuítas da América do Norte (JSN), Padre Bill Muller, SJ. A Província dos Jesuítas do Brasil (BRA) foi representada na reunião pelo Diretor-Presidente da Rede Jesuíta de Educação Básica, Irmão Raimundo Barros, SJ, e pelo Secretário da Educação da BRA, Padre Sérgio Mariucci, SJ.

* XX Assembleia Geral da FLACSI - Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus

Durante a reunião, os participantes conversaram sobre os desafios que se apresentam para a educação na região e foram compartilhados programas e projetos, discutindo-se também novas propostas de trabalho conjunto. Intensa, a jornada de trabalho foi bastante positiva, permitindo abordar todos os temas propostos para a reunião e avanços significativos foram evidenciados nos projetos que estão sendo desenvolvidos, contribuindo para o fortalecimento da Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI).

* XX Assembleia Geral da FLACSI - Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus

* Informações e fotos: Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI)


* Publicado pela Assessoria de Mídia e Comunicação do Colégio dos Jesuítas

Instagram Acesse

Facebook Acesse

Fale conosco

Av. Presidente Itamar Franco, 1600
Centro - Juiz de Fora - MG
(32) 2101-5700
contato@coljes.com.br

Receba notícias do Colégio


Acesse
Moodle RJE Companhia de Jesus