Notícias

Setembro Amarelo: porque a vida vale ouro!

Data de publicação: * Colégio dos Jesuítas - 8º ano do Ensino Fundamental - Setembro Amarelo - 2018

A partir das aulas de Ensino Religioso e da Tutoria (processo de acompanhamento personalizado dos estudantes, desenvolvido sistematicamente por educadores das séries), os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental foram motivados a realizar um conjunto de ações, com base na Campanha "Setembro Amarelo" (que, desde 2014, acontece em todo o país e visa à conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio) e no tema da Campanha da Fraternidade deste ano (Fraternidade e superação da violência).

Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar estudantes e educadores do Colégio dos Jesuítas a respeito da Vida, os estudantes aprofundaram seus conhecimentos sobre um assunto difícil, rodeado de preconceitos e falta de informação. "O suicídio tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. Os dados são alarmantes: a cada quatro segundos, uma pessoa se suicida no mundo. A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está a sua volta", destaca a professora de Ensino Religioso do 8º ano, Melissa Martins.

Após assistirem no Colégio a uma reportagem sobre "transtorno de ansiedade e depressão", veiculada em um telejornal no início deste mês, os estudantes conversaram a respeito do tema, refletindo juntos sobre a questão. Em seguida, registraram em bilhetes - sem identificação nominal - as suas angústias e aflições e, como "mensageiros do destino", colocaram os "post-its" escritos em um painel. Na semana seguinte, as mensagens foram retiradas do painel e depositadas em uma caixa de papelão, que os estudantes enfeitaram. A bonita caixa tornou-se a "Guardadora das Boas Novas", reunindo mensagens confeccionadas pelos estudantes (em português e em inglês) e que foram distribuídas no Colégio juntamente com o laço amarelo (também confeccionado pelos jovens), símbolo da Campanha realizada nos meses de setembro.

Assim, sensibilizados, os estudantes do 8º ano ocuparam os espaços de aprendizagem do Colégio, conscientizando colegas e educadores a respeito da Vida, distribuindo bilhetes, cartas, fitas amarelas e, principalmente, Atenção, Carinho, Cuidado e Amor.

* Colégio dos Jesuítas - 8º ano do Ensino Fundamental - Setembro Amarelo - 2018


* Publicado pela Assessoria de Mídia e Comunicação do Colégio dos Jesuítas

Instagram Acesse

Facebook Acesse

Fale conosco

Av. Presidente Itamar Franco, 1600
Centro - Juiz de Fora - MG
(32) 2101-5700
contato@coljes.com.br

Receba notícias do Colégio


Acesse
Moodle RJE Companhia de Jesus