Notícias

"Currículo e Inovação" é tema central de Simpósio promovido pela Rede Jesuíta de Educação

Data de publicação:

De 16 a 18 de maio, a Rede Jesuíta de Educação (RJE) promove o seu primeiro Simpósio, com a participação de cerca de 120 educadores dos colégios e escolas jesuítas no Brasil. Com o tema central "Currículo e Inovação", a programação inclui a realização de dez oficinas oferecidas por profissionais das unidades da RJE, além de palestras e de mesas-redondas com especialistas no tema.

O I Simpósio da RJE acontecerá no Colégio Loyola, em Belo Horizonte/MG. O encontro marcará também os 75 anos da instituição jesuíta, que aproveitará o momento para inaugurar novos espaços de aprendizagem, na quarta-feira (16).

No dia seguinte, as atividades serão abertas com a palestra "Currículo nas referências da Companhia de Jesus", com Vilma Inés Reyes Duarte (conferencista licenciada em Filosofia e História) e Olga Irene León Miranda (coordenadora acadêmica do Colégio Liceo Xavier, da Guatemala). Ainda na quinta-feira (17), também está prevista uma oficina sobre "Metodologias ativas", com Lilian Cassia Bacich Martins (doutora em Psicologia Escolar) e José Manuel Moran (pesquisador e escritor), além das dez oficinas - sobre temas variados - propostas por educadores da RJE. A "Base Nacional Comum Curricular e Formação de Professores" também estará na pauta do dia, em uma mesa-redonda que contará com a participação da professora e consultora Guiomar Namo de Mello e do professor José Francisco Soares (Chico Soares).

Na sexta-feira (18), além da reedição das oficinas propostas por educadores da RJE, acontecerá uma palestra sobre "Legislação Brasileira, possibilidades para inovação", com o professor e pesquisador Carlos Roberto Jamil Cury.


Participação estudantil

Buscando garantir a diretriz estabelecida pelo PEC (Projeto Educativo Comum), que pressupõe o aluno como centro do processo de aprendizagem, o I Simpósio da RJE não poderia ser concebido sem a participação ativa dos estudantes. Nesse contexto, participarão do evento representantes do corpo discente de todas as unidades inscritas. E os jovens estarão presentes não apenas nas atividades oferecidas na programação - apresentando seus questionamentos e proposições para a RJE - mas contribuem também na organização e na preparação do encontro.

De Juiz de Fora, participarão do evento os estudantes do Ensino Médio, Letícia Rezende Duarte (2ª série) e David Loureiro Muller Zaidan (1ª série). Em texto compartilhado com educadores e estudantes da RJE durante um dos momentos de preparação para o encontro, os jovens apontaram desafios e possibilidades para efetivar a inovação nos currículos. "É importante considerar a mudança de pensamentos e os interesses das novas gerações. Os jovens da atualidade buscam por protagonismo e por canais de expressão e é de extrema relevância que eles possam encontrar esses fatores e desempenhá-los no ambiente escolar. É importante que eles possam elaborar os próprios projetos, debater entre si e propor soluções de problemas do cotidiano, sendo estimulados a sempre buscar por mais informações", ressaltam os estudantes.


Currículo na RJE

Desde 2014, a Rede Jesuíta de Educação tem caminhado no sentido de atualização da proposta pedagógica da Companhia de Jesus no Brasil. O Projeto Educativo Comum (PEC), lançado em 2016 e em implantação nas unidades da RJE, é expressão desse trabalho. Em um contexto de desafios e possibilidades, surgiu também a necessidade de um documento norteador, para os colégios e escolas, acerca do currículo. Assim, nasceu o Grupo de Trabalho (GT) Currículo: Concepção e Inovação.

Em um primeiro momento, o grupo, formado por educadores de todo o Brasil, aprofundou o estudo sobre referenciais teóricos nesse campo e desenvolveu pesquisas e mapeamentos sobre concepções e práticas curriculares desenvolvidas na RJE. Como resultado do trabalho do grupo, surgiu a proposta de ampliar o debate a partir de um simpósio da Rede Jesuíta de Educação, com o tema Currículo e Inovação. "Dando vida e sabor ao PEC e reconhecendo o currículo como ethos escolar, surgem novas e múltiplas possibilidades de ensinar e de aprender. Nessa perspectiva, buscando uma escuta mais ampla, o GT propõe o Simpósio como um movimento significativo na construção da proposta curricular da RJE. Não se trata, portanto, de uma ação de enquadramento das unidades, mas de qualificação do serviço que prestamos em toda a Rede, preparando o terreno comum para construirmos soluções colaborativas e consagrando uma inovação que nos dê condições de atender necessidades reais dos estudantes, ajudando-os a se situarem de forma madura na sociedade", destaca o Diretor Geral do Colégio dos Jesuítas, Padre Mário Sündermann, SJ, que integra a equipe de organizadores do I Simpósio da RJE.

Além de Padre Mário e dos dois estudantes do Ensino Médio, seis educadores do Colégio dos Jesuítas estarão no Simpósio, retornando a Juiz de Fora como multiplicadores dos debates e das reflexões desenvolvidos no âmbito da RJE: Aline Gervason Magacho (Coordenadora de 8º e 9º anos), Dario da Silva Pereira Filho (Coordenador da Área de Educação Física e da Escola de Esportes e Cultura), Francisco Juceme Rodrigues do Nascimento (Diretor Acadêmico), Josiane de Souza Paiva (Coordenadora de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental), Marta Monteiro Vieira Braga Barone (Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental) e Wilson Ferreira Pereira Júnior (Coordenador da 3ª série do Ensino Médio Matutino).

Um curso na plataforma "Moodle RJE" contribui para uma preparação consistente de todos os participantes do Simpósio, que contam com textos e materiais de subsídio para os diferentes momentos e fóruns propostos para motivar o envolvimento dos educadores e dos estudantes nos debates relacionados ao tema central.

A programação completa do I Simpósio da RJE e o resumo das oficinas que serão oferecidas durante o evento estão disponíveis no endereço eletrônico: www.loyola.g12.br/acontece/simposio-rje.


Rede Jesuíta de Educação

Como um Centro de Aprendizagem Integral que materializa em seu projeto as dimensões cognitiva, espiritual-religiosa e socioemocional, da Educação Infantil ao Ensino Médio, o Colégio dos Jesuítas é membro da Rede Jesuíta de Educação (RJE), atendendo às preferências apostólicas da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA). A "RJE BRA" está constituída para que os colégios da Companhia de Jesus no Brasil sejam, cada vez mais, lugar de transformação evangélica da sociedade e da cultura por meio da formação de homens e mulheres conscientes, competentes, compassivos e comprometidos.

* I Simpósio da Rede Jesuíta de Educação - Currículo e Inovação (16 a 18/05/2018)


* Publicado pela Assessoria de Mídia e Comunicação do Colégio dos Jesuítas

Instagram Acesse

Facebook Acesse

Fale conosco

Av. Presidente Itamar Franco, 1600
Centro - Juiz de Fora - MG
(32) 2101-5700
contato@coljes.com.br

Receba notícias do Colégio


Acesse
Moodle RJE Companhia de Jesus