Com foco na aprendizagem integral, Colégio inicia participação em Sistema de Qualidade na Gestão

No dia 5 de abril, educadores e alunos do Colégio dos Jesuítas participaram do lançamento, em Juiz de Fora, do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE), ferramenta de autoavaliação e melhora dos processos de trabalho em centros educativos da Companhia de Jesus na América Latina, desenvolvida para assegurar a qualidade da aprendizagem integral de todos os estudantes da Rede.

Realizado no Auditório Padre Oliveira, o evento contou com a presença da Diretora do SQGE, Paula Noemi Callejas, que veio do Chile especialmente para trabalhar com os educadores da escola, os conceitos de qualidade e de eficácia, entre outros, sempre na perspectiva da aprendizagem integral.

* Foto: Lançamento, em Juiz de Fora, do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE), ferramenta de autoavaliação e melhora dos processos de trabalho em centros educativos da Companhia de Jesus na América Latina (05/04/2016)

Proposto pela FLACSI (Federação Latinoamericana de Colégios da Companhia de Jesus), o SQGE inclui o Colégio dos Jesuítas em um ciclo contínuo de autoavaliação e de implementação de melhorias em quatro dimensões fundamentais, identificadas no Sistema como "âmbitos": Pedagógico Curricular; Organização, Estrutura e Recursos; Clima escolar; Família e Comunidade.

O SQGE chegou ao Brasil em 2014, com a participação de três colégios da Rede Jesuíta de Educação: Catarinense (Florianópolis), Diocesano (Teresina) e São Luís (São Paulo). No ano seguinte, o Sistema foi implantado nos colégios Antônio Vieira (Salvador), Medianeira (Curitiba) e Santo Inácio (Rio de Janeiro). Em 2016, ingressam no Sistema de autoavaliação a Escola Técnica de Eletrônica - ETE (Santa Rita do Sapucaí) e os colégios Anchieta (Nova Friburgo) e dos Jesuítas (Juiz de Fora).

Em Juiz de Fora, o SQGE acontece em meio às comemorações do Jubileu de Diamante do Colégio dos Jesuítas. "Considero este processo de autoavaliação uma das formas de celebrar os 60 anos do Colégio. Agradecemos o que foi feito, mas queremos nos preparar para o futuro. Por isso, é tão importante o exercício de examinar, com sinceridade e coragem, todos os processos que envolvem o nosso modo de fazer educação. Esperamos que, deste exercício coletivo, possamos construir indicadores seguros com os quais poderemos planejar linhas de ações e prioridades para o aprimoramento dos processos acadêmicos, de gestão e de formação cristã", destaca o Diretor Geral da instituição, Padre Sérgio Eduardo Mariucci, SJ.

No SQGE, um conjunto de 80 indicadores permite avaliar o sucesso de cada um dos âmbitos e ajuda em uma análise objetiva das aprendizagens que toda escola da Companhia de Jesus espera promover em seus estudantes. Nessa perspectiva, a 1ª Jornada Comunitária do SQGE no Colégio dos Jesuítas marcou esta semana o início das atividades das equipes da escola.

Os trabalhos em Juiz de Fora contarão com o apoio de dois facilitadores externos - educadores de outros colégios da Rede Jesuíta de Educação, designados pela FLACSI (Luís Eduardo Soares Andrade/Loyola-MG e Marcelo Pastre/Medianeira-PR) - e serão coordenados internamente pela professora Flávia Dimas, da equipe do SAP (Serviço de Apoio ao Pedagógico). "O SQGE nos provoca para uma nova cultura, apresentando-se, a partir da sistematização e organização dos processos e do exercício de autoavaliação institucional, como um espaço de protagonismo dos profissionais da escola e também de formação de lideranças inacianas", aponta a educadora.

* Foto: 1ª Jornada Comunitária do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE) no Colégio dos Jesuítas (04/04/2016)

Etapas do SQGE

O SQGE se desenvolve em um ciclo de três etapas, interdependentes e sucessivas, e o foco na aprendizagem integral se reflete em todas as fases de implementação do Sistema.

Na etapa de autoavaliação, com 6 meses de duração, são formadas equipes para coletar evidências da qualidade dos processos desenvolvidos na escola e indicar os aspectos a serem melhorados.

Identificados os aspectos de necessária melhoria nos âmbitos avaliados, as equipes de trabalho, com a participação dos diferentes segmentos da comunidade escolar, estabelecerão metas a serem alcançadas, elaborarão planos de ações estratégicas para o alcance dessas metas e, durante 20 meses, a escola se mobilizará inteiramente na realização das ações e na implementação dos resultados esperados.

Após o desenvolvimento da etapa de melhoria, a escola se submeterá a uma auditoria realizada por profissional designado pela FLACSI, que, durante 4 meses, avaliará o processo desenvolvido e os resultados alcançados, identificará aspectos e âmbitos que ainda necessitem de investimento e melhoria e atestará, junto à Federação, as condições da escola para sua certificação de qualidade.

* Fonte: Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE) - Infográfico/Flacsi* Fonte: Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE) - Infográfico/Flacsi

** Atualização - 21/06/2016 16:29