A sustentabilidade ambiental do planeta: uma postura urgente

* Texto: Equipe do 6º ano do Ensino Fundamental

Envolvidos em assuntos e atividades abordando a educação ambiental, os alunos do 6º ano, mediados pelos professores da série, desenvolveram vários trabalhos no decorrer do primeiro bimestre letivo, perpassando diversos conteúdos.

Após assistirem ao filme "O Lorax", que evidencia como a natureza é impactada pelas ações egoístas e mesquinhas dos homens, mostrando como é urgente revermos nossos hábitos e posturas, os alunos refletiram sobre o tema e realizaram atividades criativas e interessantes. Paralelamente, leram e debateram o livro paradidático "O planeta Berra", de Edgard Romanelli, em que o autor cria uma ficção cujos protagonistas mostram que, com inteligência, vontade e determinação, o mundo pode ser bem melhor.

Imagem

Favorecendo o contato ativo dos estudantes com o conhecimento, foi realizada uma pesquisa em jornais, revistas e internet, sobre o lixo e a sua influência na proliferação de vetores transmissores de doenças como dengue, zika e chikungunya. Essa pesquisa resultou em belíssimas produções de fôlderes com imagens, dicas e informações sobre o lixo e seu impacto no meio ambiente.

Imagem

Ainda, foram elaboradas frases acerca da ética, respeito e educação ambiental, que foram coladas em uma reprodução ampliada da capa do livro paradidático. Um sugestivo painel mostra como nossos alunos estão informados e preocupados com o mundo, que é a nossa casa.

Imagem

Trabalhando os conteúdos de maneira diversificada, o aluno se percebe como protagonista de sua aprendizagem!