Alunos do 7º ano visitam o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis

Nos dias 20 e 27 de junho, alunos do 7º ano do Ensino Fundamental visitaram o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), localizado em Teresópolis/RJ.

O Parque é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas (que só ocorrem neste local).

A história do PARNASO está ligada diretamente à história da conservação da natureza no Brasil, por ser o terceiro Parque Nacional mais antigo do país, criado em 30 de novembro de 1939, por Decreto do Presidente Getúlio Vargas.

Nessa excursão, em quase oito quilômetros de caminhada, os alunos tiveram a oportunidade de um contato com a natureza de forma diferenciada, uma vez que, além da apreciação e de sentirem a diferença no ar que respiravam, tiveram explicações biológicas, geográficas e históricas do que ali os rodeava, sendo orientados pelos educadores do Colégio dos Jesuítas e pelo professor Adenir Batista, da empresa Marcopolo Projetos.

Além da parte baixa do Parque, foi feita, a partir da Represa Beija-Flor, uma caminhada pela Trilha Suspensa, que possui 1.100 metros de extensão e de onde se pode ver a floresta de outro ângulo, observando detalhes das copas das árvores.

As experiências vividas e o aprendizado dessa viagem certamente ficarão marcados na memória dos nossos alunos e educadores, porque contemplar as maravilhas da Natureza é o melhor alimento da alma e a manutenção de uma mente sã! Como disse Montesquieu: "só se conhece o que se pratica".

* Texto: Aline Gervason Magacho (Coordenadora de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental)

Na visita ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis/RJ, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio dos Jesuítas tiveram a oportunidade de um contato com a natureza de forma diferenciada.