Notícias

Turmas do 1º ano do Ensino Fundamental recebem visita de jovem atleta paralímpico

Data de publicação:

As atividades propostas para as Tardes de Formação no 1º ano do Ensino Fundamental possibilitaram aos alunos reconhecerem e vivenciarem de maneira significativa e acolhedora as diferenças. Na Casa Santo Alberto Hurtado, as turmas participaram de diversas dinâmicas, com as crianças ora de olhos vendados, ora com mobilidade reduzida, ora comunicando-se por meio de mímica, entre outras mudanças. A experiência sensibilizou os alunos, despertando muita curiosidade sobre o tema.

* Turmas do 1º ano recebem jovem atleta paralímpico (Colégio dos Jesuítas - 04/10/2017)

Diante de tantas questões levantadas pelos alunos, a tarde de 4 de outubro foi muito especial para as turmas, que receberam nas salas de aula a visita do atleta paralímpico Gabriel Carlos de Lima Silva, de 17 anos. Convidado pela professora de Ensino Religioso do Colégio, Luciane Ribas, o jovem conversou com os alunos sobre seu cotidiano e apresentou-lhes o braille (sistema de escrita e leitura tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão), a reglete e o punção (instrumentos utilizados para a escrita) e o sorobã (ábaco adaptado, que possibilita a realização de cálculos das operações fundamentais, potenciação e radiciação).

* Turmas do 1º ano recebem jovem atleta paralímpico (Colégio dos Jesuítas - 04/10/2017)

Durante a visita ao Colégio, Gabriel esteve acompanhado por sua mãe, Kátia Lima, e pela professora de Educação Física, Adriana Guarino. Cego, o jovem sempre foi motivado pela mãe a desenvolver os demais sentidos, buscando maior autonomia. E os estímulos maternos geraram bons resultados. Estudante da 2ª série do Ensino Médio, Gabriel se desloca sozinho de ônibus pela cidade, toca flauta e há um ano pratica goalball, esporte desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual. Em novembro, como jogador da seleção mineira, o juiz-forano participará do campeonato nacional da modalidade.

* Turmas do 1º ano recebem jovem atleta paralímpico (Colégio dos Jesuítas - 04/10/2017)

Os alunos do Colégio aprenderam muito com tantos saberes compartilhados por Gabriel nas salas de aula. "Foi uma experiência rica e emocionante! Somos bastante gratos à disponibilidade do Gabriel, que, muito atenciosamente, esteve com cada uma das turmas. Conversando com os alunos, ele demonstrou como escreve e lê, explicou como a tecnologia o ajuda a realizar as provas e respondeu as perguntas das crianças, que formularam questões interessantes e maduras. E ainda deixou para os alunos uma mensagem em braille, para que não tenham preconceito. Uma enorme lição de vida!", partilha a Coordenadora do 1º ano do Ensino Fundamental, Camila Gomes Martins Teixeira.


* Publicado pela Assessoria de Mídia e Comunicação do Colégio dos Jesuítas

Instagram Acesse

Facebook Acesse

Fale conosco

Av. Presidente Itamar Franco, 1600
Centro - Juiz de Fora - MG
(32) 2101-5700
contato@coljes.com.br

Receba notícias do Colégio


Acesse
Moodle RJE Companhia de Jesus