Turmas do 1º ano do Ensino Fundamental recebem visita de jovem atleta paralímpico

As atividades propostas para as Tardes de Formação no 1º ano do Ensino Fundamental possibilitaram aos alunos reconhecerem e vivenciarem de maneira significativa e acolhedora as diferenças. Na Casa Santo Alberto Hurtado, as turmas participaram de diversas dinâmicas, com as crianças ora de olhos vendados, ora com mobilidade reduzida, ora comunicando-se por meio de mímica, entre outras mudanças. A experiência sensibilizou os alunos, despertando muita curiosidade sobre o tema.

* Turmas do 1º ano recebem jovem atleta paralímpico (Colégio dos Jesuítas - 04/10/2017)

Diante de tantas questões levantadas pelos alunos, a tarde de 4 de outubro foi muito especial para as turmas, que receberam nas salas de aula a visita do atleta paralímpico Gabriel Carlos de Lima Silva, de 17 anos. Convidado pela professora de Ensino Religioso do Colégio, Luciane Ribas, o jovem conversou com os alunos sobre seu cotidiano e apresentou-lhes o braille (sistema de escrita e leitura tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão), a reglete e o punção (instrumentos utilizados para a escrita) e o sorobã (ábaco adaptado, que possibilita a realização de cálculos das operações fundamentais, potenciação e radiciação).

Durante a visita ao Colégio, Gabriel esteve acompanhado por sua mãe, Kátia Lima, e pela professora de Educação Física, Adriana Guarino. Cego, o jovem sempre foi motivado pela mãe a desenvolver os demais sentidos, buscando maior autonomia. E os estímulos maternos geraram bons resultados. Estudante da 2ª série do Ensino Médio, Gabriel se desloca sozinho de ônibus pela cidade, toca flauta e há um ano pratica goalball, esporte desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual. Em novembro, como jogador da seleção mineira, o juiz-forano participará do campeonato nacional da modalidade.

Os alunos do Colégio aprenderam muito com tantos saberes compartilhados por Gabriel nas salas de aula. "Foi uma experiência rica e emocionante! Somos bastante gratos à disponibilidade do Gabriel, que, muito atenciosamente, esteve com cada uma das turmas. Conversando com os alunos, ele demonstrou como escreve e lê, explicou como a tecnologia o ajuda a realizar as provas e respondeu as perguntas das crianças, que formularam questões interessantes e maduras. E ainda deixou para os alunos uma mensagem em braille, para que não tenham preconceito. Uma enorme lição de vida!", partilha a Coordenadora do 1º ano do Ensino Fundamental, Camila Gomes Martins Teixeira.