Regulamento
I – JUSTIFICATIVA:
Promover experiências que auxiliem na formação integral dos estudantes, através de atividades esportivas, culturais e de integração.
II – OBJETIVO:
A Olimpíada do Colégio dos Jesuítas tem por objetivo estimular os estudantes nas práticas desportivas, despertando-lhes a atenção e o gosto pelas atividades relacionadas com o aprimoramento físico, social, cognitivo e espiritual, disciplinando-os e encaminhando-os no verdadeiro sentido educacional do desporto.
III – DAS SOLENIDADES:
- Cerimonial de abertura: Sábado (01/07/23) – Ginásio Poliesportivo 9h Tema – Cultura da paz e Esportes
- Composição da mesa diretora;
- Desfile das Turmas do 6º ano à 3ª série;
- Entrada solene das Bandeiras;
- Hino Nacional Brasileiro;
- Abertura oficial;
- Juramento dos Atletas;
- Entrada do Fogo Simbólico;
Desfile:
> Cada Turma se fará representar por um número mínimo de 13 alunos, devidamente uniformizados.
> A turma que não se fizer representar estará suspensa dos jogos.
> Orientamos para que as turmas desfilem de forma organizada, sem correr, sem subir nas costas dos colegas, para evitar acidentes.
- Cerimonial de encerramento: Sexta (07/07/23) – Ginásio Poliesportivo 11h40;
- Composição da mesa diretora;
- Hino Nacional Brasileiro;
- Mérito solidário para a turma campeã de doações;
- Mérito esportivo para os destaques de cada série;
- Premiação da turma campeã de torcida;
- Divulgação da turma campeã de cada série.
IV – FORMA DE DISPUTA:
A Olimpíada Interclasse do Colégio dos Jesuítas será disputada em Eliminatória Simples nas séries que possuem 4 e 5 turmas e triangular nas séries que possuem 3 turmas.
V – NORMAS GERAIS:
- Todos os alunos deverão apresentar-se devidamente uniformizados para os jogos. Não poderão participar os alunos que estejam gozando dispensa médica da prática de Ed. Física. Não será aceita a anulação do atestado;
- Os alunos com problemas disciplinares no Colégio deverão ser suspensos dos jogos;
- Todo atleta que durante uma partida receber cartão vermelho estará suspenso até um parecer da coordenação da Escola de Esportes e Cultura;
- Os jogos de 6° e 7° anos serão divididos em 4/4, sendo que no segundo 1/4 toda equipe deverá ser modificada. Se houver diferença no número de reservas, a coordenação da Escola de Esportes e Cultura ficará responsável pelas alterações possíveis;
- Os árbitros serão escolhidos pela Coordenação da Escola de Esportes e Cultura e é negado o direito de vetar árbitros;
- Todo protesto, reclamação ou recurso deverá ser enviado à Coordenação da Escola de Esportes e Cultura até 02 (duas) horas após a ocorrência, partindo daí, será analisado e dado o parecer que a Coordenação da Escola de Esportes e Cultura achar justo;
- O desrespeito aos adversários, aos companheiros, ao público e aos árbitros não será tolerado podendo ser desclassificada do torneio a turma que tenha algum de seus participantes não se comportando dignamente conforme as regras do esporte, bem como a disciplina do Colégio;
- Durante o período das Olimpíadas fica proibido o uso de sinalizadores, bombas, apitos e cornetas de CO2;
- Será permitido o uso de instrumentos de percussão e caixinhas de som de pequeno porte;
- Haverá tolerância de 10 (dez) minutos de atraso, somente para a primeira partida. Se não houver um motivo que justifique o atraso, a equipe adversária será considerada vencedora por WxO (1×0 no Basquete e Voleibol 2×0);
- Cabe à Coordenação da Escola de Esportes e Cultura, se fizer necessário, transferir a data e/ou horário de uma competição;
- A turma que colocar atleta irregular em uma partida será punida; em caso de vitória perderá os pontos;
- A equipe que não comparecer a algum jogo estará suspensa da Olimpíada;
- As inscrições dos estudantes foram feitas com antecedência e só serão permitidas trocas ou novas inscrições com o prazo de um dia antes do jogo.
- Contagem de Pontos:
1° Colocado | 2° Colocado | 3° Colocado | 4° Colocado | 5° Colocado | 6° Colocado |
13 pontos | 08 pontos | 05 pontos | 03 pontos | 02 pontos | 01 ponto |
> A turma que conseguir o maior número de pontos será considerada campeã da série/ano.
- Premiação:
> Em todas as modalidades serão conferidas as seguintes premiações:
- 1ª colocação – Medalha de ouro
- 2ª colocação – Medalha de prata
- 3ª colocação – Medalha de bronze
> Um troféu para a turma com a torcida mais animada. Critérios para a escolha:
- Animação durante o período dos jogos;
- Número de estudantes compondo a torcida;
- Comportamento e Fair play;
- Limpeza do local dos jogos.
> Medalhas de ouro (mérito solidário) para todos os estudantes da turma que fizer mais pontos através de doações.
As turmas deverão entregar as doações até o dia 05/07 (quarta-feira), na Formação Cristã, devidamente identificadas com o nome da turma, para a contagem dos pontos. Todas as doações serão direcionadas para Instituições da cidade.
Produto | Quantidade | Pontuação |
Pó de café | 500g | 10 |
Achocolatado | 500g | 7 |
Leite | 1 litro | 5 |
Biscoito | 1 pacote | 2 |
> Medalha de ouro (mérito esportivo) para dois estudantes de cada série, uma no feminino e outro no masculino. Critérios para a escolha:
- Desempenho técnico nas modalidades disputadas;
- Comportamento e Fair play.
- Modalidades:
- Atletismo;
- Basquete;
- Futsal;
- Futebol;
- Fut 7;
- Handebol;
- Tênis de mesa;
- Natação;
- Vôlei;
- Xadrez.
- Regulamento das Modalidades:
Voleibol:
- Cada turma poderá inscrever 12 (doze) atletas;
- As partidas serão disputadas em melhor de 02 sets vencedores de 25 pontos (terminando em 25, desde que a diferença seja sempre de 2 pontos); caso seja necessário a realização do 3° set, o mesmo, será finalizado em 15 pontos. Para ganhar um set, a diferença será sempre de 2 (dois pontos) a mais para a turma vencedora, exceto no tie-break, quando se encerra com 15 pontos;
- Saque:
> 6° Ano – Saque por baixo de trás da linha de fundo do mini Vôlei;
> 7° Ano – Saque por baixo de trás da linha de fundo da Quadra Oficial;
> 8° Ano – Saque por baixo ou por cima, exceto em suspensão;
> A partir do 9° Ano – Qualquer tipo de saque;
- Para iniciar ou continuar uma partida, a equipe deverá ter no mínimo 04 (quatro) jogadores (Regulamento Específico).
- Pontuação e critérios de desempate para o triangular:
> Vitória por 2×0 o vencedor soma 3 pontos e o perdedor 0;
> Vitória por 2×1 o vencedor soma 2 pontos e o perdedor 1;
> A turma que somar o maior número de pontos será a campeã;
> Em caso de empate de pontos:
- Confronto direto;
- Saldo de set average;
- Saldo de pontos average;
- Menor número de cartões vermelhos;
- Menor número de cartões amarelos;
Handebol:
- Cada turma poderá inscrever 12 (doze) atletas;
- As partidas constarão de 02 tempos de 15 minutos;
- Em caso de empate, serão cobrados 3 tiros de 7 metros;
- Para iniciar ou continuar uma partida, a equipe deverá ter no mínimo 05 (cinco) jogadores. (Regulamento Específico).
Basquetebol:
- Cada turma poderá inscrever 10 (dez) atletas;
- As partidas terão duração de 15 minutos cada etapa;
- Em caso de empate, serão cobrados 03 lances livres;
- Para iniciar ou continuar uma partida, a equipe deverá ter no mínimo 03 (três) jogadores. (Regulamento Específico).
Futebol:
- Cada equipe poderá inscrever 15 (quinze) atletas. Jogam 08 alunos (sete na linha mais o goleiro). Do 6° ao 9° Ano, de acordo com a organização, esse número poderá ser alterado para mais um aluno;
- O número de substituições é ilimitado;
- Em caso de empate decisão por pênaltis, série de 3 (três) cobrados por atletas diferentes;
- Não é permitido o uso de chuteiras com travas (utilizar chuteiras de Futebol Society);
- As partidas constarão de 2 tempos de 20 minutos;
- Para iniciar ou continuar uma partida, a equipe deverá ter no mínimo 06 (seis) jogadores. (Regulamento Específico).
Futsal:
- As partidas serão divididas em 2 tempos de 15 (quinze) minutos;
- Cada turma poderá inscrever 10 (dez) atletas;
- Em caso de empate decisão por pênaltis, série de 3 cobrados por atletas diferentes;
- Não é permitido o uso de chuteiras e/ou tênis com travas;
- Para iniciar ou continuar uma partida, a equipe deverá ter no mínimo 03 (três) jogadores. (Regulamento Específico).
Tênis de Mesa:
- Cada turma poderá inscrever 02 (dois) atletas. Os atletas jogarão entre si, em caráter de Eliminatória Simples;
- A disputa será em uma partida de Onze pontos e com troca de saque a cada 2 saques.
Atletismo:
- Os atletas poderão participar de até 02 (duas) provas;
- Cada turma poderá inscrever 2 (dois) atletas por prova;
- Todas as provas serão feitas em caráter de eliminatória final;
- Nas provas de campo cada atleta fará 3 tentativas;
- Provas: 60m / Resistência / Arremesso de Peso / Salto em Distância;
- Provas de Resistência.
> 6° / 7° Anos: Fem.: 3 voltas (450m); Masc.: 4 voltas (600m);
> 8° / 9° Anos: Fem.: 4 voltas (600m); Masc.: 5 voltas (750m);
> EM: Fem.: 6 voltas (900m); Masc.: 8 voltas (1200m)
- A competição de atletismo tem a duração estimada de 2 horas
FUT 7:
- Cada turma poderá inscrever 15 (quinze) atletas;
- Jogam 6 (seis) na linha e 1 (um) no gol;
- As partidas terão 2 (dois) tempos de 15 (quinze) minutos;
- Não é permitido o uso de chuteiras com travas (utilizar chuteiras de Futebol Society);
- Em caso de empate, a decisão será feita por cobranças alternadas de 3 (três) pênaltis;
- Para iniciar ou continuar uma partida, a equipe deverá ter no mínimo 5 (cinco) jogadores. (Regulamento Específico).
Natação:
- As provas serão de: 50m Livres, Costas, Borboleta e Peito;
- Cada turma poderá inscrever 2 (dois) atletas por prova no masculino e no feminino;
- Cada aluno só poderá participar de 02 provas;
- É obrigatório o uso de touca, sunga ou maiô.
Xadrez:
- Será realizado em 3 rodadas para as séries/anos com 3 turmas e 4 rodadas para séries/anos com 4 e 5 turmas, pelo sistema suíço de emparceiramento;
- Cada jogador terá 10 minutos de tempo para reflexão e realizar todos os seus lances;
- O emparceiramento será feito por intermédio do software “Swiss Perfect”;
- No caso de igualdade na pontuação final entre dois ou mais jogadores, serão utilizados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:
- Milésimos totais;
- Milésimos medianos;
- Escore acumulado;
- Escore acumulado corrigido;
- Sonnebrn-Berger;
- Maior número de vitórias.
- Critérios de desempate para ver colocação final por torneio:
> Menor número de cartões vermelhos/exclusões;
> Menor número de cartões amarelos;
> Confronto direto;
> Melhor saldo de gols, sets;
> Melhor saldo de pontos;
> Maior número de gols, pontos;
> Sorteio.
- Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação da Escola de Esportes e Cultura.