Blog
Live marca lançamento do livro do 7º Concurso de Redação e Arte da RJE
Com trabalhos sensíveis de estudantes do Colégio dos Jesuítas, publicação tem como tema “Fraternidade e Fome”
Trabalhos de estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental à 1ª série do Ensino Médio integram o livro do 7º Concurso de Redação e Arte da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), que tem lançamento marcado no dia 4 de abril, quinta-feira, às 11h (horário de Brasília), em live aberta ao público. Na mesma ocasião, será realizada a abertura oficial do 8º Concurso de Redação e Arte, que, no âmbito das comemorações dos 10 anos da Rede em 2024 e alinhado às discussões II Congresso da RJE, abordará o tema Tradição em Inovar: Memória, Esperança e Experiência em um Colégio Jesuíta.
Estudantes e professores do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental das Unidades da RJE participaram do projeto no ano passado, que teve como inspiração a Campanha da Fraternidade da CNBB de 2023, Fraternidade e Fome, sob o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer (Mt, 14.16)”. O livro que chega ao público agora reúne os trabalhos que tiveram as melhores avaliações dos mais de 4.500 estudantes e educadores que votaram nas produções, divididas nas categorias de desenho, produção literária e fotografia.
Do Colégio dos Jesuítas, as produções que integram a publicação são assinadas pelos estudantes Felipe Ramos Sales (9º ano EF) e Nina Rezende Marques dos Santos (9º ano EF), na categoria Produção Textual, Daniel Costa Oliveira (1ª série EM) e Rafael Bechar Franklin Secchin (1ª série EM), na categoria Produção Fotográfica, e Lara de Souza Lima Esteves (8º ano EF) e Valentina Pimentel Gomes Camacho (8º ano EF), em Produção Artística.
O Concurso de Redação e Arte foi criado em 2016 e escolhe os melhores trabalhos criados pelos estudantes do 7º ao 9º ano para compor uma coletânea publicada pelas Edições Loyola, sempre no ano seguinte à realização da competição. As duas primeiras edições estiveram centradas no 7º ano – que representava as produções artísticas – e 8º ano – com produções textuais – para, a partir de 2018, contemplar também as turmas do 9º – que concorrem com fotografias. A iniciativa foi um chamado para o trabalho em rede e para a valorização das habilidades e talentos dos nossos estudantes. Por meio de cada temática, o estudante é convidado à criticidade e à reflexão, colocando expressando artisticamente o seu ponto de vista frente às questões.