Artigos

Histórias do Pe. Cabada, SJ: os significados de um arraiá em “Festas Juninas”

Leia a narrativa criada e contada por Pe. Cabada, SJ, com algumas explicações para nossas tradicionais festas

 

 

Festas Juninas

 

As festas JUNINAS nasceram “JOANINAS”, porque inicialmente se homenageava apenas a São JOÃO Batista. Mais tarde, pela semelhança de JOANINAS com o nome do mês de JUNHO, viraram JUNINAS. E, quando são “empurradas” para o mês de julho, viram “JULINAS”.

 

Atualmente, nessas festas são homenageados três santos: Santo Antônio, no dia 13, São João Batista, no dia 24, e São Pedro, no dia 29 − todos no mês de junho.

 

São elementos típicos dessas festas a decoração feita com bandeirinhas, as barraquinhas, as fogueiras, os variados quitutes e comidas típicas, como canjica, pé-de-moleque, pipoca, amendoim torrado, batata-doce, quentão e vinho quente.

 

O ponto culminante nas Festas Juninas é a dança da quadrilha. Sem esquecer o louvor aos três santos, que deu origem a essas festas.

 

A QUADRILHA é uma dança de origem francesa adaptada às festas juninas pelos portugueses.

 

A FOGUEIRA não tinha nada a ver com essas festas. Eram acesas para espantar as pragas que destruíam as plantações e as colheitas. Como isso acontecia na mesma época das Festas Juninas, a fogueira foi incluída também nesses festejos.

 

Pe. Cabada, SJ