Blog

Nações Unidas do Jesuítas completa 10 anos com edição que reforça o protagonismo estudantil

Edição comemorativa da NUJe começou com cerimônia emocionante e espetáculo marcado pela consciência social e empatia dos jovens

 

 

Um dos principais projetos do Ensino Médio do Colégio dos Jesuítas, as Nações Unidas do Jesuítas (NUJe) chegaram à 10ª edição. A simulação da ONU é a mais tradicional de Juiz de Fora e foi aberta na última quarta-feira (21), numa noite de muita emoção e consciência social.

 

Diretor Geral do Colégio dos Jesuítas, o Prof. Edelves Rosa Luna participou da cerimônia de abertura, valorizando o protagonismo estudantil e o ímpeto de transformação próprio da juventude. “Com muito orgulho trabalhamos na formação de juventudes, contribuindo para que nossos estudantes sejam cidadãos globais”, discursou.

 

Secretário Geral da NUJe, o professor de geografia André Rocha destacou a urgência dos temas abordados na simulação deste ano, que envolve desde a guerra do petróleo, passando pelos impactos da Guerra Fria e a disputa territorial entre Israel e Palestina.

 

 

Compõem a NUJe a Assembleia Geral, com a participação de 16 países, além de duas empresas de petróleo; o Conselho de Segurança, com 15 nações; e o Comitê Histórico, com 14 países, dentre eles o Brasil. Os estudantes podem integrar as delegações, o staff ou a comunicação, num aprendizado tão amplo quanto profundo.

 

“Este é um momeno histórico, porque só temos a NUJe de 10 anos uma vez”, emocionou-se o estudante Miguel Souza, do Terceirão 2024, pouco antes de bater o martelo para o início das atividades da simulação.

 

Incisivas e empáticas com os dramas globais, as apresentações culturais que abriram o evento reforçaram o compromisso ético e moral dos estudantes com a construção de um mundo melhor. As Nações Unidas do Jesuítas, com suas coletivas e debates, são a materialização do mundo cheio de esperança que o Colégio ajuda a edificar.