Colégio dos Jesuítas sedia Encontro do Núcleo Apostólico do Rio, Nova Friburgo e Juiz de Fora

Obras e missões compartilharam vivências e discutiram o trabalho das escolas e colégios jesuítas

Num sábado ensolarado, colaboradores de obras e missões do Núcleo Apostólico Rio de Janeiro,  Nova Friburgo  e Juiz de Fora se reuniram no Colégio dos Jesuítas para um dia de oração e reflexão. No dia 12 de outubro, em que celebramos a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, o evento mobilizou representantes do colégio juiz-forano; do Anchieta, de Nova Friburgo (RJ); do Santo Inácio, da Escola Padre Agostinho Castejón (Cepac) e da PUC-Rio, do Rio de Janeiro (RJ); da Igreja Santo Inácio; da Ação Social Padre Anchieta (Aspa); do Programa MAGIS; da Associação das Comunidades de Vida Mariana (ACVM); da Comunidade de Vida Cristã Rio e Niterói (CVX); além da Comunidade Católica Betel.

Diretor-Geral do Jesuítas, Prof. Edelves Rosa Luna acolheu os presentes, ressaltando a alegria do Colégio em receber os quase 50 companheiros de missão. No início da tarde, Prof. Edelves ministrou a palestra intitulada “Apostolado Educativo do Núcleo Apostólico: contextos, êxitos e desafios”, na qual apresentou dados sobre as potencialidades dos colégios e universidades jesuítas das três cidades do Núcleo, bem como os muitos desafios que a contemporaneidade impõe. Coordenador do Núcleo, Pe. José Laércio de Lima, SJ, aproveitou o encontro para conduzir a escolha dos responsáveis pelo eixo educativo. O Diretor-Geral do Jesuítas e a Coordenadora de Formação Cristã do Anchieta, Profa. Angélica Engel, foram os nomes definidos pelos presentes.

O dia também contou com apresentações motivadoras feitas por Pe. Jucélio de Oliveira, SJ, sobre a campanha “Ser mais com os demais”, e pelos responsáveis pelos eixos do Núcleo, que falaram sobre os trabalhos recentes. Diretora Pedagógica da Escola Pe. Agostinho Castejón, Deise Oliveira destacou as ações sociais das obras educativas da Companhia de Jesus no Rio de Janeiro, em Nova Friburgo e Juiz de Fora. Superior da comunidade religiosa dos jesuítas em Juiz de Fora, Pe. Marco Antônio, SJ, celebrou a eucaristia que encerrou o encontro. Segundo Pe. Laércio, a oportunidade contribuiu para o fortalecimento dos laços entre obras e missões, consolidando a atuação do Núcleo e integrando seus trabalhadores.