Erguendo a bandeira da paz, Jesuítas abre Olimpíadas 2023, com mais de 300 jogos na tabela
Estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao Terceirão do Ensino Médio…
Estudantes encerraram o ciclo da Educação Básica com programação especial no Colégio dos Jesuítas

Na última semana, o Colégio dos Jesuítas viveu momentos de intensa emoção com a despedida oficial das turmas do Terceirão 2025. Marcado por ritos de fé, alegria e gratidão, o encerramento do ano letivo celebrou não apenas a conclusão da Educação Básica, mas a consolidação de laços que permanecerão para sempre. Foram dias de sorrisos largos, abraços apertados e muita emoção partilhada entre educadores, alunos e familiares, reforçando os laços de uma comunidade que ultrapassa os limites da sala de aula.
Essa jornada final começou com o agradecimento a Deus pela trajetória percorrida, passou pela alegria nostálgica do último recreio, e culminou na tradicional solenidade de conclusão da Educação Básica, marco simbólico da formação de mais de 150 jovens que, agora, estão prontos para os desafios do futuro.
A programação teve início na noite de quinta-feira (11), com a Missa em Ação de Graças. presidida pelo diretor-geral do Colégio, Pe. Marco Antonio, SJ, e concelebrada pelo Pe. Roberto Donizeti, SJ, a cerimônia foi um convite à memória e à gratidão. Em coro, estudantes, familiares e educadores reafirmaram o sentimento de pertencimento com o lema: “Uma vez Jesuítas, sempre Jesuítas”.
Durante a homilia, Pe. Marco Antonio, SJ, inspirou os jovens a encararem o futuro com esperança. “Não tenham medo da vida. É um presente de Deus, um grande milagre”, destacou o diretor-geral, convidando os formandos a serem luz em seus novos caminhos. A celebração reafirmou a parceria entre o Colégio e as famílias, traduzida em um sincero agradecimento da instituição pela confiança depositada ao longo de tantos anos. Para encerrar a noite, o Coral do Jesuítas realizou uma apresentação marcada pela emoção, simbolizando a despedida de diversos integrantes que, agora formados, encerram seu ciclo no grupo e no Colégio.
A sexta-feira (12) amanheceu com um clima de festa e nostalgia. O último dia de aula foi transformado em um espaço de celebração da infância e da juventude. No campo de futebol, os estudantes aproveitaram brinquedos infláveis, jogos recreativos e muita música, resgatando a leveza dos primeiros anos de vida escolar.
O ponto alto da manhã, no entanto, foi o encontro com as famílias, que adentraram o Colégio carregando balões, presentes e, principalmente, cartas emocionantes escritas para os formandos. A escola tornou-se cenário de um grande piquenique coletivo, onde cada família pôde, em um momento de intimidade e carinho, celebrar as conquistas e o crescimento dos estudantes. Foi a concretização do apoio constante que marcou toda a trajetória escolar, do primeiro dia de aula até este último momento.
O ciclo de despedidas culminou na noite de sexta-feira (12), com a Solenidade de Conclusão da Educação Básica, que lotou o Ginásio Poliesportivo. Mais de 150 estudantes celebraram a conquista do diploma em uma cerimônia que olhou para o futuro sem esquecer a tradição, às vésperas de o Colégio completar sete décadas de história.
A paraninfa da turma, professora Maria Laura Müller, utilizou a metáfora do voo para animar os estudantes na nova jornada, lembrando que a vida é feita de encontros e que é preciso sabedoria para voar alto. Já o orador, Felipe Xavier Basques Soares, emocionou a todos com um discurso que resgatou memórias afetivas inesquecíveis construídas nos corredores da escola.
A cerimônia também foi palco de homenagens aos educadores que marcaram essa trajetória. O orientador de aprendizagem João Philipe Spinelli foi o educador homenageado, recebendo o carinho das turmas. A entrega dos canudos foi conduzida pela coordenadora da Unidade III, Mariana Fávero, e pelo coordenador adjunto, Iata de Freitas, simbolizando a passagem dos estudantes para a vida adulta.
Emocionado, Pe. Marco Antonio, SJ, reforçou que as portas do Colégio estarão sempre abertas para acolher aqueles que ajudaram a construir essa história. Com os capelos lançados ao alto, lágrimas e abraços, o Terceirão 2025 encerrou seu ciclo, levando na bagagem a certeza de que a formação humana e acadêmica recebida no Jesuítas é a base sólida para os sonhos que virão.
01, julho 2023
Estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao Terceirão do Ensino Médio…
07, maio 2021
Sempre nos deparamos com a questão da preservação do patrimônio histórico…
31, agosto 2021
A Simulação das Nações Unidas no Colégio dos Jesuítas (NUJE) aconteceu…