Coral
Criado em março de 2000, o Coral do Colégio dos Jesuítas é formado atualmente por meninas e meninos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Além de desenvolver uma rica atividade artística, as atividades desenvolvidas contribuem, com a necessária disciplina, na organização da própria vida, reforçando nos estudantes o senso de compromisso, seriedade e assiduidade.
O Coral tem como Regente o professor Guilherme Augusto Oliveira, que destaca a música como forma de expressão humana. “Na música, e por meio dela, o homem, independentemente da idade, coloca todas as suas emoções, sensações e percepções, em relação a si e ao mundo”, partilha o educador.
Sabe-se que a linguagem da música tem estado sempre presente na vida dos seres humanos. Segundo o professor, a linguagem musical é aquilo que conseguimos conscientizar ou aprender a partir da experiência. Assim, educar musicalmente é proporcionar ao jovem educando uma compreensão progressiva da linguagem musical, por meio de experimentos e consciência orientada.
A participação no grupo não gera nenhum ônus para os estudantes, e as atividades contribuem para despertar nos educandos o gosto pela música, sensibilizando-os e promovendo o seu desenvolvimento integral. “Quando cantamos, entramos em contato com a nossa musicalidade e podemos adquirir conhecimentos importantes que norteiam uma boa iniciação musical. Para cantar, trabalhamos o corpo, a respiração e a voz, o que nos ajuda a desenvolver a coordenação motora, a percepção musical, a afinação, a memória auditiva, a concentração, a cultura e, consequentemente, o respeito pela diversidade”, aponta o professor.
O Coral é organizado em três Naipes – 1º Soprano, 2º Soprano e Contralto:
- Ensaio por Naipe – aquecimento, técnica vocal e ensaio das vozes separadas.
- Ensaio Geral – aquecimento e passagem do repertório com todas as vozes.
- Ensaio de Solos e Reforço – destinado aos solistas do Coral e a estudantes com dificuldades técnicas.