Artigos
Atividades físicas e cuidado em família
Lendo os sinais dos tempos, deparamo-nos com uma sociedade extremamente acelerada pela rotina de trabalho e estudo, causando, muitas vezes, cansaço, estresse e ansiedade. Além disso, estamos inseridos em um mundo cada vez mais conectado e inundado de inovações tecnológicas, que estão presentes em várias atividades diárias, inclusive no lazer. Diante desse contexto, o discurso, geralmente, caminha para o da falta de tempo ou do cansaço, no que diz respeito à prática de atividades físicas.
Voltando nosso olhar para o cuidado com nossa saúde física e mental, as atividades físicas podem proporcionar diversos benefícios que vão auxiliar desde atividades simples do cotidiano, até a profilaxia de doenças. Ou seja, praticar atividades físicas regularmente promove o desenvolvimento das capacidades físicas, estimula o sistema imunológico, influencia os processos cognitivos e anímicos, bem como é uma ótima ferramenta de socialização. Sendo assim, é importante separarmos um momento em nossa agenda para destinar ao cuidado com nosso corpo e nossa mente.
Além de uma prática regular de atividades físicas, existem inúmeras maneiras de colocarmos nosso corpo em movimento, tais como: passeio de bicicleta, caminhada, prática de algum esporte ou luta, brincadeiras etc., e o mais importante é que tais atividades podem ser realizadas em família. Diante da pandemia causada pela covid-19, uma das lições que ficam do distanciamento social físico é que podemos adaptar as atividades dentro da realidade de cada pessoa e de cada família, no que diz respeito ao espaço, ao material e aos limites de cada um. Na perspectiva do cuidado em família, praticar atividades físicas com alguém do nosso convívio pode ser muito mais motivante e prazeroso, proporcionando momentos de alegria e gerando uma cumplicidade na busca por uma vida mais saudável.
Portanto, aqui fica um desafio: se você já faz alguma atividade física de forma regular, convide alguém de sua família para lhe acompanhar e compartilhe os benefícios que a prática tem trazido para seu corpo e sua mente. E caso você ainda não tenha começado, que tal dar o primeiro passo? Nunca é tarde para desenvolver hábitos saudáveis!
Por Arhur Rodrigues do Amaral Castellões
Coordenador da Escola de Esportes