Colégio dos Jesuítas abre inscrições para evento sobre educação e inteligência artificial

Seminário contará com palestras do apresentador Marcelo Tas e do pesquisador Tiago Torrent, além de dez oficinas

Nos dias 20 e 21 de setembro o Colégio dos Jesuítas se abre para importantes discussões da atualidade no II Seminário do Jesuítas: Educação e Inteligência Artificial – Uma abordagem prática. Com caráter formativo, o evento aberto ao público geral, terá palestra de abertura, às 20h, do jornalista e apresentador Marcelo Tas, que reflete sobre como a revolução digital e a experiência em rede podem aprimorar a troca de saberes e nortear nossas escolhas.

Reconhecido por dar vida ao repórter ficcional Ernesto Varela e a diferentes personagens da série “Rá-Tim-Bum”, Tas também foi o apresentador do histórico “CQC”, na Band, e hoje conduz o Provoca, na TV Cultura. Antenado com as questões da tecnologia e seus impactos na vida cotidiano, o jornalista é Associado Notável da International Association of Artificial Inteligence.

No segundo dia, 21 de setembro, às 8h, sobe ao palco do Auditório Padre Oliveira, do Colégio dos Jesuítas, o respeitado professor e pesquisador Tiago Timponi Torrent para debater a educação diante da inteligência artificial. Professor associado do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFJF, Torrent é líder do Laboratório FrameNet Brasil de Linguística Computacional, que desenvolve pesquisas em Compreensão de Língua Natural e Modelagem Computacional de Objetos Multimodais.

Doutor em Linguística pela UFRJ e vencedor do Prêmio ABRALIN de Tecnologia e Inovação em Pesquisa Linguística, o professor explora em sua palestra a discussão que vem conduzindo publicamente sobre a capacidade da IA e as responsabilidades humanas decorrentes de seu uso. Há um ano, Torrent escreveu para o Jornal Folha de S.Paulo o instigante artigo “Ferramentas como ChatGPT só existem porque humanos veem sentido a partir de qualquer coisa”.

Na sequência da segunda palestra do evento, os participantes poderão escolher uma das dez oficinas com abordagem prática sobre o tema, sempre relacionando educação e IA. Para se inscrever no II Seminário do Jesuítas: Educação e Inteligência Artificial – Uma abordagem prática basta acessar: https://www.colegiodosjesuitas.com.br/seminario/